Plano Desktop Linux
O Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), da PRODIRH e a PROAD estão relançando um plano de incentivo ao uso de estações de trabalho Linux na Universidade, chamado de Plano Desktop Linux.
O plano consiste na disponibilização de R$450,00 para cada estação de trabalho do perfil Linux adquirida por meio do item 1 do pregão 101/2012 da UFG com recursos da própria instituição em 2013 e que utilize exclusivamente o sistema operacional Ubuntu Linux (homologado pelo CERCOMP) por seis meses.
Esse plano tem três objetivos:
- reduzir os gastos com aquisição de licenças de software proprietário, gerando economia que possa ser revertida diretamente em benefício das Unidades Acadêmicas e dos Órgãos Administrativos;
- reduzir os chamados de ordem de serviços relacionados a problemas de vírus e a lentidão dos computadores;
- ampliar o conhecimento dos nossos servidores e alunos (futuros profissionais) em novas tecnologias de trabalho.
O recurso correspondente a cada equipamento solicitado por Unidades Acadêmicas, dentro do Plano Desktop Linux, será alocado aos centros de custos das mesmas e não poderá ser utilizado para compra de software. No caso de Órgãos Administrativos, o recurso estará disponível na forma de verba para capacitação através do DDRH.
A solicitação de adesão ao plano deverá ser feita para cada máquina individualmente por meio do Sistema de Ordem de Serviços do Cercomp. O CERCOMP realizará a configuração do Linux Ubuntu nas máquinas. Um curso sobre Desktop Ubuntu Linux será realizado pelo Cercomp e DDRH com início em agosto. O suporte aos usuários serão oferecidos pelo CERCOMP.
A liberação do recurso será condicionada à comprovação pelo CERCOMP de uso do Linux Ubuntu pelo período mínimo de seis meses. A instalação de qualquer sistema operacional proprietário em uma máquina do plano, mesmo que em modo de boot dual ou virtualizada, invalida a adesão ao plano para aquele computador, com a conseqüente perda do prêmio.
Mais informações sobre o Plano Desktop Linux podem ser obtidas através dos ramais 1079 ou 1090, ou pelo portal do CERCOMP.
Última atualização: 06/06/2013.