Weby shortcut
Ufg logo

Diagramação com Scribus

Por Arthur Henrique guimarães. Criada em 23/12/11 00:01. Atualizada em 21/08/14 11:43.

Diagramação com Scribus

O Scribus é uma opção gratuita de software de diagramação aos famosos PageMaker e InDesign da Adobe. Ele possui uma interface moderna e fácil de usar, o que faz com que rapidamente o usuário consiga criar projetos com um aspecto profissional.

O programa disponibiliza ferramentas como o sistema de cores CMYK, separação e gerenciamento de cores e também uma ótima ferramenta de criação de documentos no formato PDF contendo, entre outros recursos, botões e senhas. Tais ferramentas se tornam indispensáveis para quem precisa desenvolver bons layouts para jornais, impressos publicitários, revistas, livros e demais materiais de conteúdo gráfico que exijam uma impressão com aspecto visual mais agradável.

O Scribus pode ser uma ótima experiência para usuários que estão na fase dos primeiros contatos com software de diagramação.

Instalação

O Scribus está disponível nos repositórios oficiais das distribuições Linux mais conhecidas, o que torna fácil a sua instalação nestes Sistemas Operacionais.

Para sistemas Windows, você deverá fazer o download do programa, que pode ser encontrado na página de downloads do Site Oficial, ou no servidor público da UFG.

O pacote GhostScript

Para garantir um resultado fiel à diagramação feita no Scribus ao exportar para os formatos PDF e PS, é recomendável que seja instalado* posteriormente o GhostScript, um pacote de interpretação de impressão para os formatos mensionados.

O GhostScript também pode ser encontrado nos repositórios oficiais da maioria das distribuições Linux, no servidor público da UFG e na página de downloads do Scribus.

*Atenção: A versão 64-bit do GhostScript é destinada a sistemas operacionais que trabalham com 64 bits. Portanto, NÃO instale esta versão do software caso o seu sistema operacional seja de 32 bits, MESMO QUE o processador do seu computador seja 64 bits.

Informações Adicionais

Listar Todas Voltar