A RNP oferece um serviço de telefonia IP a suas instituições usuárias. Conheça-o e veja como participar!

Por Joaquim Leite. Em 28/12/06 08:54. Atualizada em 24/01/12 08:26.
O serviço permite a pessoas em diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras a comunicação por voz via Internet, usando computadores, telefones IP ou até mesmo seus próprios aparelhos telefônicos em seus departamentos.

Telefonia pela Internet
        A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa implantou um serviço de telefonia IP destinado às instituições usuárias da rede acadêmica nacional, o
fone@RNP. O serviço permite a pessoas em diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras a comunicação por voz via Internet, usando computadores, telefones IP ou até mesmo seus próprios aparelhos telefônicos em seus departamentos. Fale mais barato
       A primeira grande vantagem do
fone@RNP é a redução significativa dos custos com ligações, especialmente, as de longa distância. Com o serviço implantado em sua instituição, é possível fazer ligações interurbanas sem custos de telefonia (no caso de um telefonema para outro aparelho na rede do serviço) ou ao custo de uma ligação local (no caso de um telefonema para outro aparelho na rede pública, em cidade onde haja uma instituição na rede do serviço).

Leve seu ramal para onde quiser
        Imagine poder levar seu ramal telefônico com você para onde você quiser. Outra vantagem do serviço é a mobilidade. Mesmo fora de sua instituição, você poderá ser encontrado, usando seu laptop, um telefone IP ou um aparelho comum acoplado a um adaptador para conexão à Internet.

Amplie os terminais de telefonia de sua instituição
        Com o serviço
fone@RNP, praticamente todos os computadores de sua instituição podem se transformar em um terminal de telefonia IP, desde que estejam conectados à rede. Assim, você poderá ampliar o número de ramais telefônicos existentes em sua instituição.

      E mais: em algumas instituições, os telefonemas interurbanos estão restritos a alguns ramais, por uma questão, principalmente, de controle de gastos. Com o fone@RNP, qualquer pessoa poderá ligar para fora de sua cidade, estado ou mesmo país (limitado ao alcance da rede de telefonia IP).

Histórico do serviço fone@RNP
      O serviço fone@RNP é fruto do empenho do Grupo de Trabalho Voz sobre IP (GT VoiP). Este GT vem desenvolvendo, desde 2002, uma solução de telefonia IP para a rede nacional acadêmica. O serviço está disponível, desde 2004, para qualquer instituição de ensino ou pesquisa que seja usuária da rede coordenada pela RNP. Noções básicas
A telefonia IP, também conhecida por VoIP (voice over IP), pode ser definida como qualquer aplicação telefônica usada em uma rede de dados que utiliza o protocolo Internet (Internet Protocol – IP).

        A utilização do VoIP racionaliza o uso da infra-estrutura de comunicação, possibilitando a convergência de dados e voz pela Internet, com diminuição dos custos tradicionais de telefonia, principalmente quando as chamadas completadas são de longa distância. A tecnologia VoIP permite estender o acesso telefônico a locais onde existe a rede de dados, mas inexiste a disponibilidade de ramais telefônicos, além de incorporar o suporte à mobilidade do usuário. O suporte à mobilidade irá permitir que os usuários da instituição possam estar localizados em qualquer ponto do globo, e ainda assim utilizem o serviço, bastando para tal ter acesso à Internet (banda larga) e um telefone IP configurado.

       Na arquitetura do serviço fone@RNP, telefones IP poderão ser disseminados entre os usuários das instituições acadêmicas, com um custo relativamente baixo de investimento. Basicamente, será preciso disponibilizar uma máquina com sistema operacional livre (Linux, por exemplo) para hospedar os aplicativos de domínio público envolvidos e, opcionalmente, um equipamento para interconexão com o PBX da instituição (gateway). O uso de VoIP em produção por usuários é uma motivação excelente para o início de um processo de convergência de dados e voz nas instituições, processo que trará o domínio da tecnologia pelo corpo técnico institucional, e permitirá os ganhos advindos do uso desta promissora tecnologia.

Fonte: RNP