FAQ - Perguntas Frequentes - SICAD+
Aggiornato il 26/12/23 15:19
FAQ - Perguntas Frequentes - SICAD+
Verifique se a sua dúvida referente ao Sistema de Consulta das Atividades Docentes (SICAD+), lançado em 2022, está listada a seguir.
Atenção!
Consulte o mapeamento das fontes das informações, que lista todos os requisitos necessários para a importação e a pontuação de cada atividade docente.
Consulte o mapeamento das fontes das informações, que lista todos os requisitos necessários para a importação e a pontuação de cada atividade docente.
Ano base
Como saber se a atividade deveria ser exibida para o ano base vigente?
Normalmente é considerado o ano civil como o ano base, ou seja, atividades compreendidas entre 01 de janeiro a 31 de dezembro. Atividades iniciadas neste período ou que foram iniciadas antes e tiveram continuidade, salvo especificidades de cada categoria, devem ser exibidas. A PROPESSOAS que realiza a configuração deste período, que pode ser diferente caso seja necessário.
Como saber a data limite que tenho para conferir as informações?
A data limite para conferência referente ao ano base exibido está situada acima dos quadros de pontuações na página inicial. É recomendado que a conferência seja realizada periodicamente durante o ano, de forma que os problemas possam ser resolvidos pontualmente. Geralmente acontece um grande aumento de relatos de problemas próximo da data limite de conferência, o que acarreta em dificuldades para a equipe responsável no atendimento de todas as solicitações.
Como preencher as informações que estão faltando?
O SICAD+, a partir de 2022, apenas exibe as informações cadastradas nos sistemas de origem dos dados. É preciso identificar qual é o sistema de origem para inserir a informação desejada nele. Exemplo: SIGAA Produção Intelectual, SIGAA Pesquisa, SIGAA Extensão, etc..
Verifique todos os requisitos necessários para importação e pontuação no documento com o mapeamento de todas as fontes das informações.
Verifique todos os requisitos necessários para importação e pontuação no documento com o mapeamento de todas as fontes das informações.
Quando o próximo ano base estará disponível?
O ano base é configurado pela PROPESSOAS. Qualquer dúvida em relação às datas configuradas no SICAD+ deve ser enviada para a PROPESSOAS.
Como posso manter meu SICAD+ sempre atualizado?
Certifique-se de manter seu currículo Lattes sempre atualizado, e periodicamente acesse o módulo "Produção intelectual" no Portal do Docente do SIGAA para complementar informações. Acompanhe suas atividades em todos os módulos do SIGAA ao longo do ano para se certificar que as turmas, projetos, pesquisas e etc. estão cadastradas corretamente.
Pontuações
A pontuação apresentada na página inicial será minha pontuação final?
Não, a pontuação é apresentada de acordo com o tipo de atividade, mas os limites aplicados a cada categoria devem ser calculados pela Comissão de avaliação da unidade e de acordo com a Resolução Consuni 18/2017.
Tem uma atividade que está com pontuação 0 (zero), o que fazer?
Primeiro verifique nos detalhes correspondentes à atividade, se o item correspondente na resolução está identificado.
- Se não houver item da resolução identificado, verifique na Resolução Consuni 18/2017 qual item deveria ser o correspondente e comunique através do e-mail sicad@ufg.br ou de abertura de chamado para o CERCOMP: https://chamado.ufg.br/. Algumas atividades, apesar de serem importadas, permanecerão com pontuação 0 (zero) por não estarem especificadas na resolução.
- Se o item da resolução está identificado, verifique se falta alguma informação necessária no sistema de origem. Por exemplo, se for por uma produção técnica, verifique no módulo SIGAA Produção intelectual se todos os campos obrigatórios no formulário referente àquela produção estão preenchidos.
Problemas encontrados
Como relatar um problema encontrado?
Verifique o sistema de origem referente ao menu onde foi encontrado o problema. Ele está indicado no rodapé, após a listagem das informações.
- Se o problema também acontece no sistema de origem, entre em contato com o responsável pelo sistema de origem, conforme indicado no rodapé.
- Se está tudo correto no sistema de origem e o problema permanece no SICAD+, entre em contato através do e-mail sicad@ufg.br ou abra um chamado para o CERCOMP em https://chamado.ufg.br/. Se for um problema relacionado a portarias, dê preferência para o contato por e-mail.
Como abrir um chamado para o CERCOMP?
- Acesse https://chamado.ufg.br/
- Selecione a categoria "Tecnologia da Informação" e "Sistemas e aplicativos"
- Preencha o formulário, conforme as orientações a seguir:
- Escolha o tipo de solicitação
- Escolha o sistema "SICAD+"
- Utilize os outros campos para descrever o problema encontrado, preferencialmente com o maior número de informações possível. Se for um erro, anexar uma foto ou print screen da tela com o erro encontrado ajuda o responsável a identificar o problema com mais agilidade.
Exemplo: se uma atividade de extensão não está sendo pontuada, informe qual é a atividade com problema e indique qual o item da Resolução Consuni 18/2017 - Anexo II - é o correspondente.
Acesso
Tive mais de um vínculo em um ano base. Como acessar o outro vínculo?
Por enquanto, é preciso solicitar ao Diretor da Unidade acadêmica que gere o seu relatório referente ao outro vínculo.
Não consigo acessar o SICAD+, o que fazer?
Abrir um chamado para o CERCOMP em https://chamado.ufg.br/. Especifique qual é o papel desejado: acesso como docente, como diretor de unidade acadêmica ou comissão de avaliação. Por gentileza, anexar no chamado a portaria de nomeação ou designação, no caso de diretor ou comissão.
Docentes externos acessam o SICAD+?
Não, foi estabelecido pela gestão superior da UFG em conjunto com a SETI e PROPESSOAS que docentes externos não terão acesso ao SICAD+.
Dados Pessoais e Funcionais
Meus dados pessoais e/ou funcionais estão errados. Como corrigir?
Entre em contato com a DAP/Propessoas solicitando a correção.
Ensino
A turma que lecionei não está sendo listada. O que fazer?
Verifique no SIGAA e/ou junto à Coordenação do curso se:
- A data de início da turma está compreendida no ano civil referente ao ano base que está sendo conferido.
- O seu vínculo ativo é o que está de fato vinculado à esta turma.
- Há alunos vinculados a esta turma.
- Qual é a situação da turma no sistema de origem. No SIGAA, a turma deve estar aberta ou consolidada. Turmas interrompidas não serão listadas.
A carga horária da turma está errada. Como corrigir?
Entrar em contato com a Coordenação do curso responsável pela turma e solicitar a correção da carga horária.
Como posso informar que uma turma é conjugada?
Por enquanto, a definição se uma turma é conjugada ou não é feita automaticamente com base no cadastro da turma somente para turmas de Graduação. Está pendente de customização o acréscimo de conjugação entre turmas do mesmo nível ou de diferentes níveis no SIGAA. Sendo assim, turmas conjugadas de outros níveis devem ser informadas à Comissão de avaliação da unidade acadêmica.
Está sendo exibida uma turma que eu não lecionei. Como retirar?
Solicite para a Coordenação do curso referente à esta turma, pois pode ter acontecido um erro de cadastro ou falta de atualização.
Como é feita a definição se uma turma de Graduação é conjugada?
A turma é considerada conjugada se o período (data de início e término) e horário alocado para o docente na turma são iguais. O SICAD+ seleciona um conjunto de turmas que possuem estas informações em comum, e então, é aplicada a pontuação para a turma que tiver a maior carga horária. As outras turmas ficam com pontuação zero. No entanto, se for uma turma agrupadora, a carga horária teórica de todas as turmas relacionadas à turma agrupadora será somada e exibida na turma que tiver a maior carga horária prática. Para o restante das turmas relacionadas à turma agrupadora, constarão carga horária teórica com valor zero e a pontuação será correspondente à carga horária prática.
O que fazer se uma turma estiver sendo considerada como conjugada indevidamente?
Entrar em contato com a Coordenação do Curso e DGC (dgc.prograd@ufg.br) para avaliarem se é possível realizar correções na oferta.
O que fazer se uma turma foi considerada como conjugada indevidamente, mas não foi possível realizar correção no SIGAA?
Fazer uma declaração e apresentar à Comissão de avaliação da unidade acadêmica informando quais turmas foram conjugadas indevidamente e justificativa.
Produção Intelectual
A minha produção não está sendo exibida. O que fazer?
Verifique no SIGAA Produção intelectual, menu "Minhas produções - Lattes" se a produção desejada está listada. Se não estiver, é preciso verificar no Lattes se ela está cadastrada corretamente, caso seja de alguma das categorias importadas do Lattes e exibidas neste menu. Se a produção não se encaixar nas categorias listadas no menu "Minhas produções - Lattes", significa que ela não será importada do Lattes e poderá ser cadastrada pelo docente no menu "Outras produções".
A minha produção está com pontuação 0 (zero). O que fazer?
Verifique no SIGAA Produção intelectual, na tela de alteração da produção, se todos os campos obrigatórios estão preenchidos. Alguns tipos de cadastros precisam de informações complementares, que não constam no Lattes, para que possam ser pontuadas corretamente.
Quais produções precisam ser complementadas no SIGAA, no menu “Produção Intelectual - Minhas produções - Lattes”, para que a pontuação seja calculada?
Atualmente é essencial que sejam complementados os campos:
- Produções Bibliográficas - Artigos completos publicados em periódicos: campo "Qualificação Qualis/Capes"
- Produções Bibliográficas - Capítulos de livros publicados: campo "Tipo de Produção"
- Produções Bibliográficas - Livros publicados/organizados ou edições: campo "Tipo de Produção"
- Produções Técnicas - Programa de computador: campo "Categoria"
- Produções Técnicas - Patente: campo “Categoria”
- Produção Artística e Cultural - Artes Cênicas: campo “Tipo”
- Produção Artística e Cultural - Música: "Tipo"
- Produção Artística e Cultural - Artes visuais: "Tipo"
- Orientações e Supervisões em Andamento - Especialização: campo "Tipo de orientação"
- Orientações e Supervisões em Andamento - Graduação: campo "Tipo de orientação"
- Orientações e Supervisões em Andamento - Iniciação científica: campo "Tipo de orientação"
- Orientações e Supervisões Concluídas - todos os tipos: campos "Data de início" e "Data de término"
- Participação em Banca - Bancas de Comissões Julgadoras: campo "Categoria"
Qual é a frequência da importação dos dados do Lattes para o SIGAA Produção intelectual?
É realizada uma sincronização diária, no período da madrugada. As informações são atualizadas no SIGAA Produção intelectual após o CNPq disponibilizá-las em XML, o que pode levar até 72h após a atualização do Lattes pelo docente.
Atualizei o Lattes mas as produções não estão aparecendo no SIGAA Produção intelectual. O que fazer?
Em primeiro lugar, quando atualizar o currículo Lattes certifique-se de ter registrado a sua concordância com o termo de adesão: "Termo de uso e Política de Privacidade". Certifique-se de ter enviado as atualizações para o CNPq.
Verifique se o CPF está preenchido corretamente. Verifique se a instituição vinculada no seu currículo é a "Universidade Federal de Goiás".
As atualizações realizadas no Lattes podem demorar até 72h para serem aprovadas pelo CNPq e ficarem disponíveis para importação. Por gentileza, verifique novamente depois deste período.
Se após este tempo a produção não for exibida no SIGAA Produção intelectual, entre em contato através do e-mail sicad@ufg.br ou abra um chamado para o CERCOMP em https://chamado.ufg.br/.
Verifique se o CPF está preenchido corretamente. Verifique se a instituição vinculada no seu currículo é a "Universidade Federal de Goiás".
As atualizações realizadas no Lattes podem demorar até 72h para serem aprovadas pelo CNPq e ficarem disponíveis para importação. Por gentileza, verifique novamente depois deste período.
Se após este tempo a produção não for exibida no SIGAA Produção intelectual, entre em contato através do e-mail sicad@ufg.br ou abra um chamado para o CERCOMP em https://chamado.ufg.br/.
Sou bolsista em produtividade CNPq. Como cadastrar?
Utilize o menu "Outras produções" para cadastrar. Lembre-se de preencher a data de início e término da bolsa, pois essas informações são necessárias para o cálculo da pontuação e para a importação ser realizada corretamente.
Tem caracteres estranhos sendo exibidos e não consigo alterar a informação por ela ter sido importada do Lattes. Como corrigir?
Certifique-se de, ao cadastrar novos itens no seu currículo Lattes, se desejar colar o texto, utilizar a opção "Colar sem formatação". Se o item já está cadastrado, é possível editar: recorte o texto e cole novamente, sem formatação. Evite copiar informações de navegadores ou editores de texto e colar sem limpar a formatação prévia. Verifique se dessa forma o problema foi solucionado, caso contrário, entre em contato através do e-mail sicad@ufg.br ou ou abra um chamado para o CERCOMP em https://chamado.ufg.br/.
Pesquisa
O projeto de pesquisa não está sendo exibido. O que verificar?
Verifique se:
- Você é o Coordenador do projeto.
- Se o projeto de pesquisa teve início ou estava em andamento no ano base.
- Se o projeto está com alguma das situações a seguir:
- Em Andamento
- Em andamento (Documentos Conferidos)
- Finalizado e aguardando publicação
- Finalizado
- Aguardando Prorrogação Coord. Pesquisa
- Aguardando Prorrogação Direção
- Aguardando Prorrogação PRPI
- Prorrogação Pendente Coord. Pesquisa
- Prorrogação Pendente Direção
- Prorrogação Pendente PRPI
- Aguardando CEP/CEUA/CBIO (após prorrogação)
Extensão
A atividade de extensão não está sendo exibida, o que fazer?
Verifique se:
- Foi cadastrado o relatório parcial ou final da ação de extensão.
- Se a ação de extensão teve início ou estava em andamento no ano base.
- Se o relatório da ação de extensão foi aprovado pela unidade acadêmica e pela PROEC antes da data limite de conferência do ano base.
Os membros da equipe executora de uma atividade de extensão e/ou a carga horária estão errados. O que fazer?
É preciso fazer a correção no SIGAA Extensão, durante a realização do relatório parcial ou final.
Administrativas
A atividade administrativa vigente não está sendo listada. O que fazer?
Para portarias emitidas pela DAP/Propessoas/Reitoria:
Para portarias emitidas por órgãos ou unidades acadêmicas:
Caso a portaria não esteja sendo listada no SICAD+ na data necessária para processos de progressão ou avaliação de estágio probatório, por gentileza anexe no processo a referida portaria.
Para a importação acontecer, é preciso que a portaria referente à atividade esteja cadastrada no SIGRH/Portarias e as informações estejam preenchidas corretamente. É importante que a finalidade, a ação e a data de início da vigência estejam preenchidas. Somente serão importadas portarias de nomeação ou designação e que estejam marcadas como definitivas.
Se houver ocorrência de revogação ou for tornada "sem efeito", a portaria deixará de ser importada.
Na portaria de exoneração ou dispensa, a finalidade selecionada deve ser a mesma da portaria de nomeação ou designação para que o período de atuação possa ser calculado corretamente.
- A importação será automática para as novas portarias emitidas a partir de 05/09/2022.
- A importação das portarias anteriores acontecerá à medida que estas forem atualizadas com as informações necessárias no SIGRH/Portarias, o que está sendo feito de forma gradual pela SETI.
- Caso a portaria emitida pela DAP/Propessoas/Reitoria antes de 05/09/2022 não esteja sendo exibida no SICAD+, orientamos que entre em contato através do e-mail sicad@ufg.br solicitando a atualização da portaria. Por gentileza, enviar no e-mail cópia da portaria em anexo.
- Se a portaria foi emitida no SIGRH/Portarias após 05/09/2022, entre em contato com o emissor para quaisquer ajustes necessários.
Para portarias emitidas por órgãos ou unidades acadêmicas:
- Foi realizado em setembro/2022 um treinamento para os gestores de unidades acadêmicas e órgãos para utilização do SIGRH/Portarias. A importação será automática para as novas portarias emitidas a partir de 05/09/2022.
- Em relação às portarias anteriores, vigentes em 2022 e emitidas pelas unidades acadêmicas e órgãos, foi disponibilizado um formulário, que ficou disponível até 30/05/2023, para preenchimento das portarias. Atualmente, o formulário está encerrado para novos cadastros. Se alguma portaria ainda não estiver sendo exibida, será preciso solicitar para a direção da unidade o seu cadastro.
Caso a portaria não esteja sendo listada no SICAD+ na data necessária para processos de progressão ou avaliação de estágio probatório, por gentileza anexe no processo a referida portaria.
Para a importação acontecer, é preciso que a portaria referente à atividade esteja cadastrada no SIGRH/Portarias e as informações estejam preenchidas corretamente. É importante que a finalidade, a ação e a data de início da vigência estejam preenchidas. Somente serão importadas portarias de nomeação ou designação e que estejam marcadas como definitivas.
Se houver ocorrência de revogação ou for tornada "sem efeito", a portaria deixará de ser importada.
Na portaria de exoneração ou dispensa, a finalidade selecionada deve ser a mesma da portaria de nomeação ou designação para que o período de atuação possa ser calculado corretamente.
Como registrar atividades acadêmicas e administrativas que tenham portaria emitida, mas não foi encontrada finalidade correspondente no SIGRH/Portarias ou no Formulário?
Atividades acadêmicas e administrativas que tenham portaria emitida por Gestor da UFG e não se encaixam nos itens listados na Resolução CONSUNI 18/2017 podem ser informadas com a finalidade:
IV – 2 Atividades Administrativas
Escolha o item mais adequado de acordo com a carga horária executada.
IV – 2 Atividades Administrativas
- 6. Atividades acadêmicas e administrativas designadas por portaria do Reitor, Pró-Reitor ou Diretor de Unidade Acadêmica, ou Chefe de Unidade Acadêmica Especial ou o Diretor do CEPAE
Escolha o item mais adequado de acordo com a carga horária executada.
Representação
A representação não está sendo listada. O que fazer?
Para portarias emitidas pela DAP/Propessoas/Reitoria:
Para portarias emitidas por órgãos ou unidades acadêmicas:
Caso a portaria não esteja sendo listada no SICAD+ na data necessária para processos de progressão ou avaliação de estágio probatório, por gentileza anexe no processo a referida portaria.
Para a importação acontecer, é preciso que a portaria referente à atividade esteja cadastrada no SIGRH/Portarias e as informações estejam preenchidas corretamente. É importante que a finalidade, a ação e a data de início da vigência estejam preenchidas. Somente serão importadas portarias de nomeação ou designação e que estejam marcadas como definitivas.
Se houver ocorrência de revogação ou for tornada "sem efeito", a portaria deixará de ser importada.
Na portaria de exoneração ou dispensa, a finalidade selecionada deve ser a mesma da portaria de nomeação ou designação para que o período de atuação possa ser calculado corretamente.
- A importação será automática para as novas portarias emitidas a partir de 05/09/2022.
- A importação das portarias anteriores acontecerá à medida que estas forem atualizadas com as informações necessárias no SIGRH/Portarias, o que está sendo feito de forma gradual pela SETI.
- Caso a portaria emitida pela DAP/Propessoas/Reitoria antes de 05/09/2022 não esteja sendo exibida no SICAD+, orientamos que entre em contato através do e-mail sicad@ufg.br solicitando a atualização da portaria. Por gentileza, enviar no e-mail cópia da portaria em anexo.
- Se a portaria foi emitida no SIGRH/Portarias após 05/09/2022, entre em contato com o emissor para quaisquer ajustes necessários.
Para portarias emitidas por órgãos ou unidades acadêmicas:
- Foi realizado em setembro/2022 um treinamento para os gestores de unidades acadêmicas e órgãos para utilização do SIGRH/Portarias. A importação será automática para as novas portarias emitidas a partir de 05/09/2022.
- Em relação às portarias anteriores, vigentes em 2022 e emitidas pelas unidades acadêmicas e órgãos, foi disponibilizado um formulário, que ficou disponível até 30/05/2023, para preenchimento das portarias. Atualmente, o formulário está encerrado para novos cadastros. Se alguma portaria ainda não estiver sendo exibida, será preciso solicitar para a direção da unidade o seu cadastro.
Caso a portaria não esteja sendo listada no SICAD+ na data necessária para processos de progressão ou avaliação de estágio probatório, por gentileza anexe no processo a referida portaria.
Para a importação acontecer, é preciso que a portaria referente à atividade esteja cadastrada no SIGRH/Portarias e as informações estejam preenchidas corretamente. É importante que a finalidade, a ação e a data de início da vigência estejam preenchidas. Somente serão importadas portarias de nomeação ou designação e que estejam marcadas como definitivas.
Se houver ocorrência de revogação ou for tornada "sem efeito", a portaria deixará de ser importada.
Na portaria de exoneração ou dispensa, a finalidade selecionada deve ser a mesma da portaria de nomeação ou designação para que o período de atuação possa ser calculado corretamente.
Outras Atividades
Orientações
Minha orientação do tipo "Aluno orientado em estágio curricular obrigatório" ou "Aluno orientado em estágio curricular não obrigatório ou estágio docência" não está sendo listada. O que fazer?
Acesse o menu no SIGAA "Produção intelectual - Outras produções" e cadastre as orientações. Caso isso já tenha sido feito, verifique se o ano é igual ao ano base, no caso de orientações concluídas, ou se é igual ou anterior ao ano base no caso de orientações em andamento.
Minha orientação do tipo "Aluno orientado em estágio curricular obrigatório" ou "Aluno orientado em estágio curricular não obrigatório ou estágio docência" não está sendo pontuada corretamente. O que fazer?
Acesse o menu no SIGAA "Produção intelectual - Outras produções" e verifique se o campo "Tipo de Participação" está marcado como "Orientador".
Minha orientação de Mestrado, Doutorado, Especialização, Graduação ou Iniciação Científica não está sendo exibida. O que fazer?
- Verifique se a orientação está cadastrada no Lattes.
- Verifique se a orientação foi importada corretamente e está sendo exibida no SIGAA, no menu "Produção intelectual - Minhas produções - Lattes".
- Verifique se o ano é igual ao ano base, no caso de orientações concluídas, ou se é igual ou anterior ao ano base no caso de orientações em andamento.
Bancas e Cursos
Participei de uma banca (mestrado, doutorado, graduação, especialização, etc.) e não está sendo listada. O que fazer?
Verifique se:
- A banca está cadastrada no Lattes.
- A banca está sendo listada no SIGAA Produção intelectual, menu "Minhas produções - Lattes."
- O ano da banca é igual ao ano base.
Afastamentos
O afastamento não está sendo listado. O que fazer?
As informações sobre os afastamentos de docentes (para estudos e/ou atividades no exterior) são lançadas pela Diretoria de Administração de Pessoas - DAP/PROPESSOAS no SIAPE e podem ser conferidas na plataforma SouGov. Mensalmente (até o dia 10 de cada mês), a Diretoria Financeira de Pessoas - DFP/PROPESSOAS encaminha ao CERCOMP/SETI um arquivo com os dados do SIAPE para importação e atualização do SIGRH. Para os afastamentos, o SICAD+ consome as informações disponíveis no SIGRH. Aguarde o prazo para que a atualização aconteça, e se mesmo assim o afastamento não for listado, entre em contato com a PROPESSOAS.
Relatórios
O relatório de um determinado ano base não está sendo gerado e/ou é informado erro. O que fazer?
Abra um chamado para o CERCOMP em https://chamado.ufg.br/, informando qual é o ano base que está com problema e nome do docente.
Como gerar relatório referente aos anos 2004 a 2021?
Foram importados do SICAD (sistema legado) todos os arquivos PDF dos relatórios de todos os docentes. Selecione o vínculo desejado, o ano e solicite a geração do relatório. Se por acaso o relatório desejado for de um vínculo anterior ao atual, com SIAPE diferente, solicite ao diretor da unidade acadêmica a geração deste relatório.