FAQ - Perguntas Frequentes - Portal UFGNet / E-mail Institucional
Atualizada em 09/05/22 15:38
FAQ - Portal UFGNet
Segue abaixo algumas respostas sobre dúvidas do Portal UFGNet e login único.
1. Como acessar o Portal UFGNet?
Para acessar o Portal UFGNet, basta inserir login único e senha.
2. Ao criar o login único, me deparei com a mensagem de que o usuário já existe. O que fazer?
O login único é criado apenas uma vez. Muito provavelmente você já teve um vínculo anterior com a UFG, por isso a mensagem. Basta, então, realizar o procedimento de redefinição de senha no Portal UFGNet e estará tudo ok.
3. Por que meu login único foi desativado?
Porque você não possui mais vínculo ativo com a UFG. Como por exemplo a conclusão de um curso, o fim de um contrato de serviço ou qualquer outra atividade na instituição que tenha tido um fim, desde que você possua somente este vínculo. Por exemplo, discente já graduado e possui um vínculo de colaborador ativo, o seu login não será desativado.
4. Como faço para reativar meu login único?
É bem simples, basta acessar o Portal UFGNet e clicar na opção Esqueceu login/senha e inserir o seu e-mail cadastrado. Lembrando, é necessário que você possua um vínculo ativo com a UFG.
5. Ao tentar logar no Portal UFGNet, me deparei com a mensagem de erro de credenciais inválidas. O que fazer?
Só tem acesso aos sistemas aqueles que têm vínculo ativo com a instituição. Pode ser que seu vínculo não esteja mais ativo. É o que ocorre, por exemplo, quando do encerramento de um curso de graduação ou do fim de algum contrato. Orientamos que primeiramente verifique a sua situação cadastral junto à coordenação do seu curso (no caso de discentes) ou junto à DAP - Diretoria de Administração de Pessoas (no caso de servidores,colaboradores e outros). Estando tudo certo com o seu vínculo (ou seja, ele está “ativo”), realize o procedimento de redefinição de senha no Portal UFGNet por meio da opção “Esqueceu login/senha”. Se o problema persistir, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário - SAU através do telefone (62) 3521-1079 ou e-mail sau.cercomp@ufg.br.
6. Algumas informações minhas foram cadastradas de maneira errada. Quem pode me ajudar?
Sua coordenação de curso (no caso de discentes) ou a DAP - Diretoria de Administração de Pessoas (no caso de servidores, colaboradores e outros).
FAQ - E-mail Institucional
Segue abaixo algumas respostas sobre dúvidas do e-mail institucional.
1. Como funciona o e-mail institucional?
O e-mail, além de permitir o acesso aos benefícios do Google Workspace, é a forma de comunicação institucional da UFG. Ele tem a seguinte estrutura: loginúnico@discente.ufg.br (no caso de discentes); loginúnico@egresso.ufg.br (no caso de discentes egressos) e loginúnico@ufg.br (no caso de servidores, colaboradores e outros). Uma vez criado, o seu e-mail institucional torna-se o seu e-mail principal.
2. Como criar um e-mail institucional?
Segue link de um vídeo tutorial para criação de login único e e-mail institucional da UFG que pode ser útil: Tutorial para criar e-mail institucional.
3. Como acessar o e-mail institucional?
Existem diversas formas de acessar o seu e-mail institucional. Para acessar o e-mail institucional à partir do seu smartphone, siga os passos abaixo: 1 - Acesse o aplicativo Gmail em seu smartphone. 2 - Selecione sua foto de perfil no canto superior direito. 3 - Selecione a opção “Adicionar outra conta”. 4 - Selecione “Google”. 5 - Informe seu e-mail institucional (coloque o domínio @ufg.br ou @discente.ufg.br). 6 - Avance e aceite a Política de Privacidade e os Termos de Serviço. 7 - Agora basta inserir login único e senha no CAFe. Para acessar o e-mail institucional à partir do Portal UFGNet, siga os passos abaixo: 1 - Acesse o Portal UFGNet através do endereço: Portal UFGNet 2 - Insira suas credenciais (login e senha) e entre no Portal. 3 - Selecione o ícone que indica o e-mail (o símbolo é uma carta e está ao lado do ícone de estrela). 4 - Automaticamente você será redirecionado para o seu e-mail institucional. Existe mais uma forma de acessar o seu e-mail institucional que é acessando o endereço email.ufg.br. Acesse a página e insira o seu e-mail institucional. Avance. Agora basta inserir login único e senha (mesma do Portal UFGNet) no CAFe
4. Por que meu e-mail institucional mudou?
Porque o seu perfil/vínculo mudou. Por exemplo, o e-mail institucional de um discente é @discente.ufg.br caso o discente passe a ter um vínculo de professor substituto, o seu e-mail institucional passará a ser @ufg.br. Mas fique tranquilo, você não perdeu o seu e-mail de discente, ele passará a ser um alias (e-mail alternativo) ou seja, os e-mails enviados para @discente.ufg.br vão automaticamente para @ufg.br. Com isso, temos os seguintes casos de mudança de e-mail institucional:
- Somente Servidor ou Professor Substituto ou Colaborador
- @ufg.br
- Somente Discente
- @discente.ufg.br
- Somente Egresso
- @egresso.ufg.br
- Discente e Servidor ou Professor Substituto ou Colaborador
- @ufg.br
- Egresso e Servidor ou Professor Substituto ou Colaborador
- @ufg.br
4. Por que meu e-mail não foi encontrado?
Porque provavelmente o seu e-mail não foi cadastrado nas bases de dados dos sistemas SIG ou foi cadastrado de forma errada. Quando receber essa mensagem, deverá procurar o órgão responsável de acordo com o seu vínculo:
- Servidor
- DAP
- Colaborador
- Propessoas (Professor Externo, Terceirizado Fundação, Projeto, Bolsista, Estagiário, Servidor Voluntário)
- Aluno/Discente
- Coordenação do seu curso.
5. Qual é o meu e-mail principal?
Será o seu e-mail institucional. Caso não tenha realizado a criação, deverá criar para que tenha um e-mail principal.