nvidia_cuda

NVIDIA escolhe a Universidade Federal de Goiás como Centro de Ensino na tecnologia CUDA

Por Mateus Augusto Stedler. Em 04/12/12 17:34. Atualizada em 04/07/13 15:48.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é a mais nova instituição de ensino a se tornar um CUDA Teaching Center, ou Centro de Ensino CUDA, cooperação entre estabelecimentos de ensino e a NVIDIA para o avanço de pesquisas na área HPC (High-Performance Computing ou Computação de Alta Performance, em tradução livre). O CUDA  tecnologia desenvolvida pela NVIDIA que permite um aumento significativo no desempenho de aplicações de propósito geral usando a GPU (Unidade de Processamento Gráfico) de forma simples e eficaz.

Entenda a plataforma CUDA

O programa de Centro de Ensino CUDA da NVIDIA visa incentivar e apoiar universidades na inclusão do ensino de processamento paralelo, usando a plataforma computacional e modelo de programação definidos pela arquitetura CUDA, no currículo dos cursos oferecidos pela universidade. Os benefícios do programa incluem a doação de GPUs NVIDIA habilitadas para uso em computadores da entidade, livros didáticos, licenças de software, acesso a sessões de treinamentos técnicos online, além de descontos para compra de produtos adicionais.

A Universidade Federal de Goiás é a sétima instituição brasileira escolhida para Centro de Ensino CUDA, juntamente com as universidades UNIFESP, UFRJ, UFPE, UFABC, UFF e Anhembi Morumbi. Estas instituições de ensino integram uma rede internacional de Centros de Excelência que já fazem parte do programa, tais como a University of California/Los Angeles (UCLA), Carnegie Mellon University, Brunel University (UK), entre outros.

“A NVIDIA trabalha constantemente para que cada vez mais professores e alunos brasileiros conheçam o impacto e os benefícios da utilização de GPUs com tecnologia CUDA para a realização de estudos científicos. É um grande mérito ter a UFG como Centro de Estudos em CUDA, pois essa é a forma que encontramos de dar todo o suporte necessário aos alunos, professores e pesquisadores da região”, destaca Arnaldo Tavares, gerente de desenvolvimento de negócios da NVIDIA para a América Latina.

O Instituto de Informática (INF) da UFG já vem oferecendo cursos de programação em CUDA desde 2010, quando foi oferecido um minicurso durante o CONPEEX (Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão), evento realizado anualmente na UFG. Uma nova edição deste minicurso aconteceu no segundo semestre de 2012 e contou com a participação de 80 pessoas, entre alunos, professores e profissionais de computação e áreas correlatas. O INF também oferece anualmente uma disciplina de "Computação Paralela", no curso de Mestrado em Ciência da Computação, que tem como foco o desenvolvimento de aplicações usando CUDA.

A parceria do INF/UFG com a NVIDIA irá permitir uma maior exposição dos alunos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, à tecnologia CUDA e seus benefícios. No campo da pesquisa, essa parceria também deve impulsionar trabalhos de pós-graduação no INF e facilitar alianças com outras unidades da universidade nas mais diversas áreas.

Em julho, a Universidade Federal Fluminense (UFF) se tornou o primeiro CUDA Center of Excellence (CCOE) da Amercia Latina, certificação diferenciada obtida por apenas 20 instituições de ensino superior em todo o mundo, entre elas as renomadas Universidades de Harvard e Cambridge.

Categorias: Notícias web