LOGOMARCA DA UFG

Confira as novidades para criação e manutenção de sites na UFG

By Rodineli Mendes . On 11/14/19 14:39 . Updated at 11/14/19 14:40 .

Instrução normativa da Secom e SeTI visa garantir a atualização e qualidade das informações dos sites institucionais

Texto: Caroline Pires

 

Zelando pela implementação estratégica da Política de Comunicação da UFG, aprovada em maio deste ano, a Secretaria de Comunicação (Secom) e a Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI), informam que já está em vigência a Instrução Normativa n.º 01/2019. O objetivo do documento é regulamentar os procedimentos para a criação, manutenção e gestão de sites institucionais da UFG, estipulando requisitos básicos para a criação de novos domínios, atualização de conteúdos e suporte técnico, realizado pelo Centro de Recursos Computacionais (Cercomp).

A Secretária de Comunicação da UFG, Daiana Stasiak, explica que o objetivo da regulamentação do fluxo para solicitação e manutenção dos sites da UFG é atender ao compromisso permanente em promover a comunicação pública de maneira responsável e eficiente. “Entendemos a comunicação como instrumento estratégico de gestão, por isso estabelecer normativas e fluxos para a criação de sites e a sua conformidade com a Política de Comunicação é parte de um processo fundamental”, explicou a professora. 

Nos meses de julho e agosto, a Secom e a SeTI realizaram uma minuciosa avaliação dos sites institucionais da UFG, que hoje somam mais de mil. O Secretário de Tecnologia e Informação, Leandro Oliveira, explica que os sites que não tiverem atualização por um período superior a 120 dias serão inativados, sem perda das informações. “A Instrução Normativa é resultado de um longo trabalho de readequação dos sites ligados à universidade. Nosso alvo é oferecer ferramentas e suporte adequado de TI para uma comunicação eficiente, por isso a necessidade das secretarias trabalharem de forma integrada”, considerou. 

Leandro Oliveira informa que a instrução normativa recomenda também que os sites ligados à UFG adotem o Weby como gerenciador de conteúdo, ferramenta criada e administrada pelo Cercomp, que possui analistas de TI aptos para realizar os incrementos e atualizações necessárias. Vale lembrar que a Seti/Cercomp disponibilizará no Weby opções de layout de tema padrão para os sites institucionais.

Outra novidade é que a partir de agora, os domínios serão atribuídos exclusivamente às pró-reitorias, secretarias, unidades acadêmicas e órgãos administrativos. As demais estruturas administrativas deverão utilizar subdomínios. “Por exemplo, a partir de agora, o domínio seti.ufg.br, abrigará o subdomínio do Centro de Recursos Computacionais, que poderá ser acessado pelo cercomp.seti.ufg.br”, exemplificou Igor Vieira, diretor do Cercomp. 

É importante destacar que os domínios administrados pela UFG deverão estar hospedados em servidores abrigados na rede da UFG, não sendo permitido o seu redirecionamento para servidores externos. Os responsáveis por esses sites terão o prazo de até 120 dias para transferir os dados para o Portal Público do Sigaa ou a ferramenta de Sites do G-Suite, para divulgação de informações profissionais e de contato do docente.

 

Como solicitar site institucional?

Conforme estipulado pela Instrução Normativa n.º 01/2019 Secom-SeTI, as novas solicitações de site devem ser iniciadas via SEI. Ao iniciar um processo, o usuário deve selecionar a opção “Documentação e informação: criação de sites”. Em seguida, deve ser informada a especificação: “criação de site institucional” e nome da Unidade Acadêmica ou Órgão Administrativo ao qual vinculará o site. Após a criação do processo, o usuário deve incluir o documento “site institucional (formulário)”. Uma vez concluída a inserção das informações, o formulário deve ser assinado pelo usuário e o diretor(a) da Unidade Acadêmica ou Órgão Administrativo.

Source: Secom/UFG

Categories: notícias