Migração de email

Migração para Gsuite e Dúvidas Frequentes

按 Leonardo Rodrigues。 在 08/02/19 11:23 上。 已在 29/09/20 09:29 更新。

Migração do e-mail @ufg.br

Para migrar o seu e-mail @ufg.br são necessários alguns passos:

1-  Acesse: https://mail.google.com/a/ufg.br. e autentique-se com seu login único institucional;

2 – Clique em Migrar;

3 – Siga o assistente.

Após finalizar o assistente de migração, aguarde cerca de 30 minutos, pois as configurações não são aplicadas instantaneamente e podem demorar até meia hora para serem efetivadas ou um prazo maior. Após esse período, as novas mensagens já serão recebidas e processadas no novo sistema de e-mail.

A migração de mensagens, contatos e agenda será feita gradativamente e o tempo de migração dependerá do tamanho de sua caixa postal. Contudo, fique tranquilo, você poderá acessar suas mensagens antigas no sistema de e-mail legado, lembrando que o mesmo deixará de receber novas mensagens e não é recomendado fazer o envio de mensagens a partir dele.

A partir da migração, você pode acessar seu e-mail utilizando seu login ou o endereço de e-mail completo ( com @ufg.br ) e sua senha única ( a mesma dos sistemas corporativos) pelo endereço https://mail.google.com/a/ufg.br.

Caso queira ter acesso ao seu e-mail via POP, IMAP ou SMTP, siga as instruções em: https://support.google.com/mail. Mas por questão de segurança, recomendamos fazer o acesso pelo webmail ou, se utilizar um dispositivo móvel, com aplicativo Gmail para Android e iOS.

Confira abaixo algumas características da migração:

O que é migrado?

·         Mensagens de e-mail, pastas e subpastas;

·         Listas de endereços;

·         Agenda

 

O que requer atenção?

·         Pastas são convertidas em marcadores;

·         Eventos recorrentes

 

O que não é migrado?

·         Mensagens classificadas como SPAM pelo filtro do Google;

·         Mensagens com tamanho maior que 25Mb, incluindo anexos;

·         Mensagens de sistema, como por exemplo: aviso de cota (“Quota Warning”);

·         Mensagens contidas em pastas compartilhadas de outros usuários;

·         Mensagens com anexos que tenham senha ou usem criptografia;

·         Contatos sem e-mail;

·         Assinaturas;

o    Como criar uma nova assinatura.

·         Tarefas;

·         Arquivos do porta-arquivos;

·         Encaminhamentos para outro endereço de e-mail;

o    Como configurar encaminhamento no novo ambiente.

·         Filtros configurados;

o    Como configurar filtros no novo ambiente.

·         Compartilhamento com outras pessoas;

o    Como configurar delegação de e-mail.

·         Personagens;

 

Estes vídeos orientam passo a passo o processo de migração:

 

DÚVIDAS FREQUENTES

 

  1. Já tenho conta Gmail. O que acontece com ela nessa migração?

Nada. As duas contas não estão relacionadas. A migração é de uma conta @ufg.br que agora passa a utilizar a infraestrutura do GMail.

 

  1. O nome de minha conta vai mudar? Vai virar algo como minha_conta.ufg@gmail.com?

Não, sua conta permanecerá a mesma, muda apenas o serviço de e-mail usado.

 

  1. Sou obrigado a migrar?

Depende. A infraestrutura do Zimbra (antigo sistema de e-mails) será desativada ao longo até 11/07/2019.. Se você pretende manter um e-mail @ufg.br ele deverá ser migrado. Porém cada Unidade, Laboratório ou Grupo poderá manter sua próprio serviço de e-mail independente.

 

  1. Como acesso meu e-mail?

https://mail.google.com/a/ufg.br

 

  1. Como acesso meu e-mail no meu celular ou tablet?

A melhor forma de fazer o acesso é instalando o aplicativo do Gmail. Android (Google Play) e IOS (App Store).

 

  1. Não recebo novas mensagens no sistema de e-mail Zimbra (legado) depois que fiz a migração, o que está acontecendo?

Depois da migração, as mensagens passam a ser recebidas no USP-G, acesse-as em https://mail.google.com/a/ufg.br.

 

  1. Posso mudar meu nome de exibição no UFG-G?

Sim. Você pode criar um perfil no Google+ e depois alterar o nome de exibição que é utilizado em todos os aplicativos.

 

  1. Posso transferir meus arquivos do Google drive?

Sim. Siga esse tutorial.

 

  1. Posso transferir meus contatos do Gmail?

Sim.

 

  1. A minha senha do email vai mudar?

Sim. Agora a senha do seu email no UFG-G será a mesma já usada nos aplicativos corporativos do Porta UFGNET.

 

  1. As minhas mensagens estão fora de ordem, como arrumar?

Por padrão o email do UFG-G agrupa as mensagens por assunto (conversa). Se quiser desativar esta função siga este tutorial

 

  1. Onde posso trocar as senhas de minhas contas de email?

As senhas podem ser trocadas no portal UFGNET pelo responsável pela(s) conta(s). A senha única é válida para a conta pessoal.

 

  1. Quantas mensagens de email posso enviar por dia?

No UFG-G existe um limite diário, que depende da forma de envio. Consulte as quantidades neste link.

 

Mais informações: Caso necessite de mais informações, entre em contato pelo 3521-1079 ou pelo e-mail sau.cercomp@ufg.br

类别: Informativo