imagem de um email e um livro (mail tutorial)

Tutoriais - Novo E-mail Institucional

Por Danillo Tomaz Parreira. Em 20/08/13 11:14. Atualizada em 20/04/17 09:26.

Tutorial básico e intermediário para configuração e uso do novo email institucional.

Sumário

Introdução

Layout do Webmail

Nivel Básico

  1. Entrar/Logar no novo webmail
  2. Navegação nas pastas
  3. Gerenciando a cota da sua conta
  4. Operação básica da parte de contatos
  5. Como fazer busca de mensagens
  6. Spam
  7. Preferências
  8. Criando um filtro
  9. Fora do escritório

Nível Intermediário

  1. Fazer a criação do personagem para envio de mensagens utilizando como remetente o antigo endereço de e-mail.
  2. Realizar a administração de uma lista de distribuição
  3. Gerenciando listas de distribuição
  4. Configuração de clientes de E-mail
  5. Instalação do Zimbra Desktop

Conclusão


Introdução

A Internet sofreu várias melhorias e atualizações desde quando a mesma foi criada. Nesse período os e-mails também tiveram atualizações e melhorias e infelizmente o serviço de e-mail adotado pela UFG não seguiu essas atualizações, com isso foi adotado um novo servico de e-mail, o Zimbra. Esse novo servidor de e-mail possui: “Livro de Endereços”, “Calendário”, “Tarefas” entre outras ferramentas. O webmail pode ser acessado a partir da Internet ou através de um cliente de e-mail (Mozilla Thunderbird, Microsoft Mail, Microsoft Office Outlook, entre outros) e dispositivos móveis. A outra vantagem foi o aumento da capacidade de armazenamento para 1GB.


Layout do Webmail

 

Layout do Webmail

 

Nível Básico

 

Entrar/Logar no novo webmail

 

Deve-se usar um navegador para acessar o Webmail da UFG. Nem todos os navegadores são suportados, portanto mantenha-os atualizados. Segue os links dos navegadores compatíveis: Mozilla Firefox (http://www.mozilla.org), Google Chrome (https://www.google.com/chrome/), Internet Explorer (http://windows.microsoft.com/pt-br/internet-explorer/download-ie), Opera (http://www.opera.com/pt-br) e Safari (http://www.apple.com/br/safari/).

Ao acessar a sua conta, insira no campo Nome de usuário oseuloginunico@ufg.br e senha, e selecione a versão do cliente a ser usada. Você pode escolher usar o cliente padrão, ou mudar a versão do cliente. A sua sessão permanece ativa até que expire. Se for selecionada opção “Lembrar meus dados”, não será preciso efetuar o login toda vez que reiniciar o navegador durante um dia. Se deixar o cliente web aberto no navegador, mas não acessar a sua caixa de entrada por um determinado período, sua sessão poderá expirar e você precisará fazer login novamente.

 

Login

 

Segue os passos para fazer o login:

  1. Abra uma janela do navegador e digite a URL: https://mail.ufg.br
    Tela do login
  2. Quando a tela de login for exibida, digite o “Nome de usuário”. Será preciso digitar o endereço de e-mail completo para o nome de usuário (por exemplo, usuario@ufg.br) e a “Senha”.
  3. Para que os seus dados sejam lembrados no computador até que a sessão expire ou até que você saia, marque “Lembrar meus dados”.
  4. Se não desejar usar o cliente Padrão, é possível alterar a versão.
  5. Clique em "Login".

 

Sair

Para impedir que outros tenham acesso à sua conta de e-mail, deve-se sempre sair quando não estiver usando o computador. Se navegar para um site diferente sem primeiro sair, a sua sessão pode ser encerrada automaticamente quando alcançar o tempo limite especificado.

 

  1. No menu suspenso com a seta próximo ao seu nome no canto superior direito, selecione “Sair”.
    Tela para sair do Webmail

 

Navegação nas pastas

Há várias formas de organizar itens em sua conta. Você pode usar esses recursos, como pastas, marcadores e sinalizadores, juntamente com o recurso de “Busca” para localizar e recuperar rapidamente mensagens.

Usando pastas

As pastas são usadas para organizar suas mensagens de e-mail de entrada e saída. Pode-se criar suas próprias pastas ou usar pastas definidas pelo sistema:

  • Pastas definidas pelo usuário: as pastas que você cria para organizar seu e-mail são exibidas na lista “Pastas” no painel “Visão geral”. Os nomes das pastas de nível superior não podem ser iguais a qualquer pasta de nível superior em suas pastas de e-mail, agenda ou lista de endereços.
    Criando nova pasta
    Criando nova pasta
    Criando nova pasta
  • Pastas de sistema: as pastas de sistema não podem ser movidas, renomeadas ou excluídas. As pastas de sistema são as seguintes:

    • Caixa de entrada: os novos e-mails chegam na “Caixa de entrada”.
    • Enviadas: uma cópia de cada mensagem enviada fica salva na pasta “Enviadas”.
    • Rascunhos: As mensagens que você redigiu, mas não enviou, são salvas na pasta “Rascunhos”.
    • Spam: a maior parte da filtragem de e-mails automáticos não solicitados (também conhecidos como spam ou ainda como lixo eletrônico) é administrada por um filtro de spam antes de essas mensagens de e-mail chegarem à sua “Caixa de entrada”. Os e-mails possivelmente considerados spam, mas não com 100% de certeza, podem ser colocados na pasta “Spam”. Pode-se analisar essas mensagens para retirá-las da pasta ou exclui-las. Caso não as exclua, elas serão eliminadas após um determinado período, conforme a especificação do administrador.
    • Lixeira: Os itens excluídos são colocados na pasta “Lixeira” e ficam ali até que você esvazie manualmente a lixeira ou até que o conteúdo da pasta seja eliminado automaticamente.

Gerenciando a cota da sua conta

Para gerenciar o uso do disco e dos recursos, o administrador pode impor cotas para limitar o espaço em disco que a conta utiliza. Segue alguns passos para gerenciar a conta:

  1. Para visualizar a cota de e-mail e quanto já foi utilizado, posicione o cursor sobre o seu nome na barra de ferramentas. Se estiver acima da cota, pode acontecer o seguinte:
    • Você recebe uma notificação por e-mail.
    • A interface do e-mail exibe uma notificação quando efetua o login.
    • E-mails enviados a você podem retornar ao remetente, juntamente com uma notificação de que a sua caixa de e-mail está cheia.
  2. Reduzir o tamanho da caixa de e-mail:
    • Exclua mensagens antigas que não são mais necessárias.
    • Exclua anexos de arquivo grande das mensagens. Salve os anexos localmente caso deseje mantê-los.
    • Esvazie a pasta Lixeira.

O administrador pode ter definido a eliminação automática de mensagens que tiverem sido recebidas há mais de um determinado número de dias. O administrador define a política de quando as mensagens deverão ser eliminadas, com quantos dias elas devem estar e quais pastas terão o conteúdo eliminado.

Tela de Informações do usuário

Operação básica da parte de contatos:

Os contatos são adicionados automaticamente ao enviar um e-mail (quando o mesmo não constar na lista de contatos), facilitando no cadastro e até mesmo no envio de um e-mail futuramente.

Tela de Contatos

Como fazer busca de mensagens

O Webmail possui uma caixa de pesquisa, que poderá realizar busca de E-mail, Contatos, Tarefas e Arquivos. Pode-se inserir qualquer valor, como uma palavra, nome, sobrenome, número de telefone ou nome de domínio. Para contatos nas suas listas de endereços, o campo deve ser uma palavra inteira. Por exemplo, para pesquisar contatos por número de telefone, você precisa inserir o número de telefone inteiro conforme ele aparece na entrada do contato. Não é possível pesquisar apenas pelo código de área. Para poder usar o recurso de busca rápida, certifique-se de que tenha selecionado o tipo de item que deseja buscar. A seta de lista suspensa no lado direito da caixa de busca possibilita que você selecione que tipo de item quer buscar. É possível buscar mensagens, contatos pessoais, contatos pessoais e compartilhados, contatos da “Lista de endereços global” (GAL), páginas ou todos os tipos.


Tela de Busca

 

Regras de sintaxe de busca:

Opção Descrição
Correspondência de texto exata Se buscar frases, cada palavra nessa frase deverá ser uma correspondência exata. As variações de ortografia não são permitidas. Por exemplo, se você buscar por bananas, as mensagens com “banana” não serão uma correspondência.
Não diferencia maiúsculas de minúsculas A busca não faz diferenciação entre maiúsculas e minúsculas; Sul, sul e SUL são todos a mesma coisa.
Caracteres especiais Os caracteres especiais não podem ser usados no seu texto de busca. ~ ' ! @ # $ % ^ & * () _- + ? / { }[ ] ; : "
Símbolos de direitos autorais e marcas registradas Caracteres especiais, como símbolos de marca registrada que são parte de uma palavra, são removidos quando a palavra é indexada para busca. Quando esses caracteres especiais forem usados em uma busca como parte de uma busca de palavra inteira, serão ignorados. Por exemplo, uma busca por Zimbra™ localizará todas as referências a Zimbra, incluindo aquelas que não contêm o símbolo de marca comercial.
Curingas O asterisco (*) como curinga após um prefixo é aceito. Por exemplo, se você buscar por co*, ele retornará itens com a palavra colar, coração etc. Observação: um asterisco duplo em uma consulta não é considerado um caractere curinga e é ignorado durante a execução da busca.
Anexos Os anexos de arquivo que podem ser lidos pelo sistema são buscados. O arquivo que pode ser lido pelo sistema é aquele que pode ser convertido em HTML, como documentos do Microsoft Office e arquivos de texto.
Contatos em listas de endereço Você deve buscar uma palavra inteira ou uma sequência de números. Por exemplo, para pesquisar contatos por número de telefone, você precisa inserir o número de telefone inteiro conforme ele aparece na entrada do contato. Não é possível pesquisar apenas pelo código de área.

Ao digitar no campo de pesquisa, o webmail irá apresentar a tela de busca, onde irá mostrar os resultados obtidos e um filtro.


Tela de pesquisar e-mails

Spam

 

A maioria da filtragem de e-mails automáticos não solicitados (também conhecidos como spam) é administrada por um filtro de spam antes dessas mensagens de e-mail chegarem a sua caixa de entrada.

Os e-mails que possivelmente sejam considerados spam, mas sobre os quais não há certeza, são colocados na pasta “Spam”. Pode-se analisar essas mensagens e retirá-las da pasta de spam ou excluí-las. Se não mover ou excluir as mensagens, elas são eliminadas após um número de dias especificado pelo administrador do serviço de e-mail. Se estiver recebendo uma grande quantidade de mensagens de e-mail não solicitadas, entre em contato com o Cercomp. Denunciar spam ajuda seu administrador de e-mails a ajustar a filtragem de spam.

 

Marcar e-mails como spam

  1. Selecione a mensagem a ser marcada como spam.
  2. Na barra de ferramentas, selecione Spam.


Marcar e-mail como span

Também pode clicar com o botão direito na mensagem e selecionar Marcar como spam.


Marcar e-mail como span

Marcar e-mails como não sendo spam

Algumas mensagens que não são spam são colocadas na pasta Spam. Pode-se mover as mensagens para a pasta apropriada.

  • Selecione a mensagem a ser marcada como não spam. Na barra de ferramentas, selecione “Não Spam”.
    Marcar e-mail como não span
  • Clique com o botão direito na mensagem e selecione “Marcar como não spam”. A mensagem selecionada será enviada para a sua caixa de entrada.
    Marcar e-mail como não span

Esvaziar a pasta Spam

O conteúdo da pasta “Spam” é eliminado automaticamente após um determinado número de dias, configurado pela administração. Pode-se esvaziar a sua pasta “Spam” a qualquer momento.

  • Clique com o botão direito na pasta Spam e selecione “Esvaziar pasta Spam”.
  • 2. Clique com o botão esquerdo do mouse.
    Esvaziando pasta span

 

Configurar opções de spam para bloquear ou permitir endereços específicos

Pode-se configurar as suas preferências de e-mail para identificar endereços específicos e bloqueá-los, ou não na sua caixa de entrada. É necessário criar uma lista de endereços que não devem ser adicionados a sua “Caixa de entrada” e endereços que devem ser adicionados a ela, mas que podem ser detectados como spam. O filtro de spam usa esta lista para garantir que você receba os e-mails esperados.

Se perceber que determinados endereços de e-mail estão sempre sendo adicionados incorretamente na sua caixa de entrada ou na pasta “Spam”, é possível identificar esses endereços para bloqueá-los ou não.

  1. Vá até a página Preferências > E-mail.
  2. Vá até a seção Opções de spam.
  3. Na caixa de texto “Bloquear mensagens de”, insira os endereços de e-mail que devem ser sempre tratados como spam. Pode listar até 100 endereços.
  4. Na caixa de texto “Permitir mensagens de”, insira os endereços de e-mail que você confia e que por alguma razão estão indo parar na pasta Spam, como informativos que você assinou. As mensagens desses endereços nunca são bloqueadas. Pode listar até 100 endereços.
  5. Clique em “Salvar”.


Configuração do Span

Preferências

Criando um filtro

Pode definir filtros para gerenciar mensagens de e-mail de entrada e de saída. Um filtro consiste de uma ou mais condições e uma ou mais ações. Se a mensagem corresponder às condições, as ações especificadas serão executadas. Segue os passos para criar o filtro:

  1. Vá até Preferências > página Filtros.
  2. Clique em Filtros de mensagens de entrada ou Filtros de mensagens de saída.
  3. Selecione Novo filtro.
  4. Na caixa de texto Nome do filtro, insira um nome exclusivo para o filtro.
  5. Para ativar o filtro, marque a caixa Ativo no canto superior direito.
  6. Selecione se a mensagem deve atender uma ou todas as condições listadas.
  7. qualquer significa que se uma mensagem atende a qualquer uma das condições, a ação é executada. todas significa que a mensagem precisa atender a todas as condições para que a ação seja executada.
  8. No menu suspenso, selecione em que parte da mensagem o filtro será aplicado, como o campo “Assunto ou De”.
  9. Selecione como o item deve corresponder, como contém ou correspondência exata.
  10. Insira ou selecione a informação para comparar, como a data, endereço de e-mail, ou frase. As condições não fazem diferenciação entre maiúsculas e minúsculas. Por exemplo, se você selecionou Assunto e contém, e inseriu “Reunião de equipe”, todas as mensagens contendo “Reunião de equipe” são filtradas. O filtro também pega “Reunião de equipes ou Reunião de equipe de hoje”, porque escolheu contém e não correspondência exata.
  11. (Opcional) Para adicionar mais condições, clique no botão “+” e repita as etapas acima. A ordem das condições não é importante.
  12. Em “Executar as seguintes ações”, selecione uma ação no menu suspenso. Dependendo da ação que selecionar, pode ser preciso navegar para localizar um nome de pasta ou marcador.
  13. (Opcional) Para adicionar mais ações, clique no botão “+” e repita as etapas acima. As ações são aplicadas na ordem em que estão listadas.
  14. O padrão é parar de procurar por filtros correspondentes após o primeiro resultado. Se desejar que mais de um filtro seja aplicado à mensagem, desmarque “Não processar filtros adicionais”.

    Observação: Normalmente, você não deseja que outros filtros sejam aplicados a uma mensagem caso haja uma correspondência porque a mensagem pode passar por várias ações, algumas delas contraditórias.

  15. Quando tiver terminado de criar o filtro, clique em OK.


Tela de criar filtro

Fora do escritório

Pode-se criar um envio de mensagem automática para o remetente quando você estiver em férias/ausente ou impossibilitado de acessar o e-mail por um periodo.

Para isso basta ir em: Preferências > Fora do escritório.

  1. Para ativar marque a opção: “Enviar mensagem de resposta automática”
  2. Digite a mensagem de resposta automática
  3. Selecione o período que estará ausente
  4. Ou selecione uma mensagem de resposta diferente para remetentes externos.
  5. Após, clique em “Salvar”.

Tela de Resposta automática




Nível Intermediário

 

Fazer a criação do personagem para envio de mensagens utilizando como remetente o antigo endereço de e-mail.

 

Adicionar Personagens


Criar diferentes personagens possibilita que você use vários endereços de e-mail em sua caixa de entrada. Por exemplo, você poderia usar o seu personagem da conta principal para trocas de e-mail de negócios, e criar um novo personagem para trocas de e-mail pessoais.

  1. Vá até a página Preferências>Contas. A sua conta padrão e informações pessoais são exibidas como a conta principal.

    Adicionando personagens
  2. Clique em “Adicionar personagem”. O nome da conta "Novo personagem" é exibido na coluna "Nome da conta e nas Configurações do personagem">caixa de texto Nome do personagem.
  3. Na caixa de texto “Nomes de personagens”, insira uma palavra descritiva para identificar o personagem a ser usado na lista de quando você estiver escrevendo um e-mail. Esse nome não aparece na mensagem de e-mail.
  4. Na seção Configurações para mensagens enviadas, especifique a informação De para esse personagem. Na caixa de texto De, digite o nome que aparece no campo De das suas mensagens de e-mail de saída. Esse é o nome que é mostrado antes do seu endereço de e-mail. No menu suspenso próximo à caixa de texto, selecione o endereço de e-mail do qual enviar mensagens. Se esse campo não for editável, você não possui contas externas adicionais identificadas.
    Adicionando personagens
  5. Para direcionar respostas para mensagens de e-mail desta pessoa para um nome e endereço diferentes do que você configurou, em De, selecione Configurar o campo "Responder para" das mensagens de e-mail como: e insira o nome que será usado na caixa de texto.
    Adicionando Personagens
  6. (Opcional) Para associar uma assinatura ao personagem, clique em Assinatura.
    Adicionando Personagens Adicionando Personagens
  7. Para usar automaticamente esse personagem na resposta de mensagens enviadas para um endereço de e-mail específico ou ao encaminhar mensagens desse endereço, selecione “Ao responder ou encaminhar mensagens enviadas para”: e digite o endereço de e-mail na caixa de texto. Se inserir mais de um endereço de e-mail, separe-os com uma vírgula ou ponto-e-vírgula.
  8. Para usar automaticamente esse personagem ao responder mensagens em uma pasta específica ou ao encaminhar mensagens dessa pasta, selecione “Respondendo a ou encaminhando mensagens na(s) pasta(s)”. Clique no ícone da pasta para selecionar uma ou mais pastas ou criar uma nova pasta. Se você selecionar mais de uma pasta, separe-as com os nomes das pastas com uma vírgula ou ponto-e-vírgula.
    Adicionando Personagens
  9. Clique em “Salvar”.
    Adicionando Personagens

Realizar a administração de uma lista de distribuição

Entre no Cliente de E-mail da UFG (ZIMBRA) usando a URL: mail.ufg.br

1 - O administrador do E-mail (Lista de distribuição) deve logar usando seu usuário e senha;

2 - Abra o segundo item de Menu <Contatos>;

3 - No Menu vertical a esquerda abra o item < Lista de distribuição >;

4 - Selecione na janela à direita o e-mail que você administra;

5 - Clique no botão <Editar>, ou clique com botão direito do mouse, aparecera uma pequena janela, click no item <Editar grupo>;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6 - Aparecerá na tela os Membros da Lista de Distribuição;

  • Para adicionar um novo membro à Lista:

7 - Localize o novo membro a ser adicionado digitando o e-mail, ou parte do mesmo no campo <Localizar>;

8 - Selecione a pessoa desejada e clique em <Adicionar>;

9 - Caso seja um membro externo à UFG, digite manualmente o endereço, ou endereços separados por vírgula;

10 - Digitados os endereços externos, clique em <Adicionar>;

11 - Para remover um membro, basta clicar no ícone de remoção ao lado de cada membro;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Para mudar ou acrescentar administrador à lista de distribuição:

12 - Selecione a aba, com o mouse click no menu <Propriedade da Lista de distribuição>;

13 - Altere o item <Listar proprietários>, para o e-mail do novo administrador ou acrescente um novo administrador.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14 - Feitas as alterações desejadas, clique em <Salvar>.

 

Gerenciando listas de distribuição


Se você enviar mensagens para o mesmo grupo de endereços, poderá criar listas de distribuição na guia Lista de endereços. Uma lista de distribuição é um grupo de endereços de e-mail contidos em uma lista com um endereço de e-mail comum. Quando uma mensagem de e-mail for enviada para uma lista de distribuição, o e-mail será enviado a todos cujo endereço esteja incluído na lista de distribuição. O destinatário verá o nome da lista de distribuição na linha “Para”: da mensagem e, se estiver usando uma visualização em bolha, poderão clicar em “+” para ver os membros da lista de distribuição.
As listas de distribuição são armazenadas na lista de endereços “Listas de distribuição”. Quando você clica em uma lista de distribuição na lista de endereços, todos os membros da lista são exibidos no campo Conteúdo.
É possível criar uma lista de distribuição como uma lista de membros e você pode gerenciar a participação na lista. Outras opções de configuração permitem

  • Marcar a lista como privada, para que fique oculto na Lista Global de Endereços
  • Limitar quem pode enviar para a lista
  • Permitir que usuários assine e cancelem a assinatura da lista
  • Configurar vários proprietários para ajudar a gerenciar a lista

Criar uma lista de distribuição rápida

  1. Vá até o menu suspenso Lista de endereços > Novo contato e selecione Lista de distribuição.
  2. Insira um nome da Lista de distribuição no título da página. Este é o endereço de e-mail da lista de distribuição.
  3. Insira um Nome de exibição para a lista de distribuição. Ele pode ser diferente do endereço de e-mail.
  4. Insira uma Descrição para a lista de distribuição. (opcional)
  5. Clique na guia “Membros” e selecione os endereços que serão adicionados à lista. É possível buscar endereços nas listas de contato ou da GAL e adicionar endereços não incluídos nessas listas.
  6. Clique em Salvar. A lista de distribuição será adicionada à sua lista de endereços da lista de distribuição.

 

Configuração de clientes de E-mail

Mozilla Thunderbird:


Com esses dados, basta inserir em algum cliente de e-mail. O CERCOMP recomenda o uso do Mozilla Thunderbird, pois o mesmo é uma aplicação gratuita, é fácil de configurar e personalizar, multiplataforma, ou seja, pode fazer a instalação em computadores com o Sistema Operacional Microsoft Windows, Linux e Mac OS X e frequentemente lança atualizações de segurança. Logo abaixo segue um tutorial como configurar a conta de e-mail no Mozilla Thunderbird.

  1. Primeiramente acesse o site do Mozilla Thunderbird e faça o download. O site “reconhece” o Sistema Operacional e o indioma do sistema e faz o download automático, mas se o mesmo reconhecer um Sistema Operacional e/ou idioma diferente, acesse o link: http://www.mozilla.org/en-US/thunderbird/all.html para escolher a versão apropriada. Obs.: Se usar o Linux Ubuntu, o mesmo já possui o aplicativo no repositório, sendo assim, bastar acessar o instalador de aplicativos e fazer a instalação de forma automática.
    Mozilla Thunderbird
  2. Após a instalação abre o aplicativo. No primeiro uso o Thunderbird apresentará uma tela de criação de uma nova conta de e-mail, nesse caso clique em ignorar, pois iremos usar os dados de configuração de conta informado anteriormente.
    Mozilla Thunderbird
  3. Na tela seguinte, informe os dados do e-mail, após clique em continuar. Mozilla Thunderbird
  4. Após clicar em continuar, o Thunderbird irá pesquisar os dados de configuração dos servidores POP3 e SMTP, como o Thunderbird não possui esses dados, clique em “Config. manual”.
    Mozilla Thunderbird
  5. Informe os dados da conta de e-mail nos campos e após clique em concluir.
    Mozilla Thunderbird
  6. Pode ocorrer do Thunderbird exibir uma mensagem de certificado, se isso ocorrer, clique em “Confirmar exceção de segurança”.
    Mozilla Thunderbird
  7. Após a configuração da conta, o Thunderbird irá abrir a tela inicial com a conta já configurada e pronta para o uso.
    Mozilla Thunderbird
  8. Após a configuração da conta, você pode alterar algumas configurações de como o Thunderbird irá se comportar ao ser aberto, umas das configurações mais alteradas é se o Thunderbird manterá uma cópia dos e-mails no servidor ou não, ou se o Thunderbird irá apagar as mensagem após um período. Para isso, vá no “Menu > Preferências > Configurar Contas...”.
    Mozilla Thunderbird Mozilla Thunderbird

 

 

CONFIGURANDO CONTA DE E-MAIL NO MICROSOFT OUTLOOK EXPRESS

Realizando a configuração de Contas


Antes de iniciarmos a configuração, segue um pequeno resumo sobre:

POP3: o Post Office Protocol (Protocolo dos Correios), ou POP3, é um protocolo utilizado no acesso a uma caixa de correio eletrônico. Ele permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Dessa maneira, o utilizador pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, responder-lhes, armazená-las etc.
IMAP: o Internet Message Access Protocol (Protocolo de Acesso a Mensagem da Internet) é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3. O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o utilizador pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico (como o Mozilla Thunderbird, Outlook Express ou o Microsoft Office Outlook). Outra vantagem deste protocolo é o compartilhamento de caixas postais entre usuários membros de um grupo de trabalho. Além disso, é possível efetuar pesquisas por mensagens diretamente no servidor, utilizando palavras-chaves.
SMTP: Simple Mail Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Correio Simples) é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet. É um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida.

Microsoft Oulook Express:

 

Na Tela inicial do Microsoft Outlook (assistente de configuração), coloque um nome para exibição e após clique em Avançar.
Tutorial Email 42
Digite o e-mail da UFG e clique em Avançar
Tutorial Email 43

CONFIGURAÇÃO POP3

Escolha o servidor POP3 e logo abaixo digite mail.ufg.br para o servidor de entrada e de saída e clique em Avançar.
Tutorial Email 44
Digite a senha do e-mail e marque a opção “Fazer logon usando autenticação  de senha  de segurança (SPA)”, e clique em Avançar.
Tutorial Email 45
Pronto, a configuração inicial da sua conta foi feita, clique em concluir.
Tutorial Email 46
É necessário realizar algumas configurações adicionais na conta para o correto funcionamento da mesma, para isso vá no menu “Ferramentas > Contas...”.
Tutorial Email 47
Clique na aba “Email”, selecione a conta configurada e após clique em Propriedades.
Tutorial Email 48
Clique na aba “Servidores” e preencha os campos conforme abaixo:
Tutorial Email 49
Depois clique na aba “Avançado” e altere as portas, SMTP para 587 e POP3 para 995, lembrando de marcar as duas opções: “Este servidor requer uma conexão de segurança (SSL)”. Finalize a operação clicando em “OK”.
Tutorial Email 50

CONFIGURAÇÃO IMAP

Para configurar a conta usando o protocolo IMAP, nas opções de servidor de entrada, escolha IMAP e coloque ambos os servidores de entrada e saída de e-mails: “mail.ufg.br”.

Tutorial Email 51

Digite a senha do e-mail e desmarque a opção “Fazer logon usando autenticação  de senha  de segurança (SPA)” se a mesma estiver marcada, e clique em Avançar.

Tutorial Email 52
Pronto, a configuração inicial da sua conta foi feita, clique em concluir.
Tutorial Email 53
É necessário realizar algumas configurações adicionais na conta para o correto funcionamento da mesma, para isso vá no menu “Ferramentas > Contas...”.

Tutorial Email 54
Clique na aba “Email”, selecione a conta configurada e após clique em Propriedades.
  Tutorial Email 55


Clique na aba “Avançado” e altera as portas como indicado abaixo, lembrando de marcar as duas opções: “Este servidor requer uma conexão de segurança (SSL)”. Finalize a operação clicando em “OK”.

Tutorial Email 56


 

Microsoft Office Oulook 2007:


Na Tela inicial do Microsoft Office Outlook (assistente de configuração), clique em avançar.
Tutorial Email 57
Marque “Sim”, e clique em avançar.
Tutorial Email 58
Marque a opção de configurar usando uma conexão POP, IMAP ou HTTP, e clique em Avançar.
Tutorial Email 59
Selecione a opção “Definir manualmente as configurações do servidor...”, após clique em Avançar.
Tutorial Email 60
A principio iremos configurar usando o tipo de conta “POP3”. Informe os valores descritos abaixo nos devidos campos:
  Tutorial Email 61
Aós o preenchimento dos campos, clique em “Mais configurações...”. Clique na aba de “Servidor de saída” e marque a opção “Meu servidor de saida (SMTP) requer autenticação”.
Tutorial Email 62
Agora clique na aba “Avançado” e altera a porta do servidor de entrada (POP3) para 995 e selecione a opção “Este servidor requer uma conexão segura (SSL)”, depois altere a porta do servidor de saída SMTP para 587 e escolha o tipo de criptografia: TLS.
Tutorial Email 63
Para realizar a configuração do Servidor IMAP, preencha os campos conforme abaixo lembrando de desmarcar a opção “Fazer logon usando autenticação  de senha  de segurança (SPA)” se a mesma estiver marcada, e clique em “Mais configurações...”.
Tutorial Email 64
Clique na aba “Avançado” e altera a porta de conexão de entrada para 993 e selecione o tipo de conexão criptografada em “SSL; altere a porta do servidor de saída para 25 (se a mesma tiver sido alterada) e  selecione o tipo de conexão criptografada em “TLS”.
Tutorial Email 65
Após realizar a configuração da conta irá apresentar um aviso de segurança, clique em “Sim”.
Tutorial Email 66


Instalação e Configuração do Zimbra Desktop

 

Uma alternativa ao uso do Microsoft Outlook Express e Mozilla Thunderbird é instalar o próprio cliente de e-mail do Zimbra, o Zimbra Desktop. Abaixo será demonstrada a instalação do aplicativo em ambientes Windows e Linux.



Instalação no sistema operacional Windows

  1. O Zimbra Desktop é multiplataforma, ou seja, pode ser instalado nos sistemas operacionais Microsoft Windows, Linux e Mac OS. Na página de download, http://www.zimbra.com/downloads/zd-downloads.html, baixe a versão para Windows.
  2. Após baixar o arquivo de instalação, execute-o.
  3. A instalação em ambientes Windows é simples, basta clicar no botão Next em cada etapa dela até finalizá-la.



Instalação no sistema operacional Linux Ubuntu 12.x

  1. Como o Zimbra Desktop não está disponível no repositório oficial do Ubuntu, é preciso baixá-lo e executar a instalação manual. Acesse o site do Zimbra Desktop (http://www.zimbra.com/downloads/zd-downloads.html) e baixe a versão para Linux.

  2. Após efetuar o Download, abra o Terminal. No Painel Inicial, digite “terminal”.

    Abrindo terminal no Ubuntu


  3. Com o terminal aberto, acesse a pasta onde foi feito o download do arquivo e depois descompacte o arquivo. No exemplo da figura abaixo, o arquivo foi salvo na pasta Downloads, nomeado como zdesktop_7_2_2_ga_b11951_20130318070459_linux_i686.tgz.

    Descompactação do Zimbra Desktop

  4. Após a descompactação do arquivo, será criado o diretório com o mesmo nome do pacote, zdesktop_7_2_2_ga_b11951_20130318070459_linux_i686. Entre no diretório com o comando cd zdesktop_7_2_2_ga_b11951_20130318070459_linux_i686 e digite o comando sudo perl install.pl. O usuário que está efetuando a instalação precisa ter privilégios administrativos. Portanto, após digitar o comando, o assistente de instalação pede ao usuário que sua senha seja digitada, como ilustra a figura a seguir.

    Instalação do Zimbra Desktop


  5. Em seguida serão apresentadas as cláusulas de licença do software. Digite A para aceitá-las e prosseguir com a instalação. No próximo passo, o assistente de instalação pergunta qual deve ser o diretório onde o Zimbra Desktop será instalado. Apenas pressione Enter para escolher o diretório padrão, /opt/zimbra/zdesktop.

    Licença e Diretório Padrão do Zimbra Desktop


  6. Por fim, no último passo de instalação o assistente perguta ao usuário se deseja instalar o zimbra na conta de usuário root. Digite N ou pressione Enter. Após isto, a instalação está concluída.

  7. Uma vez instalado o Zimbra Desktop, é preciso configurá-lo para que o mesmo seja acessível ao usuário. Digite o comando mkdir ~/Desktop para criar um diretório chamado Desktop na pasta pessoal do usuário. Acesse o diretório do aplicativo por meio do comando cd /opt/zimbra/zdesktop/linux. Em seguida, execute o comando perl user-install.pl.

    Instalação do Zimbra no ambiente de Usuário


  8. Após a configuração, é criado um ícone no diretório ~/Desktop. Pressione Enter para executar o aplicativo ou tecle ctrl+c para sair.

    Finalização da instalação do Zimbra Desktop


  9. Se o Ubuntu estiver instalado com o idioma Português do Brasil, é preciso copiar o ícone de execução do Zimbra Desktop para a Área de Trabalho. Para tal, digite o comando cp ~/Desktop/zd.desktop ~/Área\ de\ Trabalho.



Configuração do Zimbra Desktop

  1. Execute o Zimbra Desktop por meio do ícone instalado na Área de Trabalho. Na tela inicial, clique no botão Adicionar nova conta.

    Tela Inicial do Zimbra Desktop


  2. No campo Tipo de conta, escolha Zimbra. O campo Nome da Conta fica a critério do usuário. Informe seu endereço de e-mail e senha nos devidos campos e preencha o campo Servidor de entrada como mail.ufg.br. Em seguida, clique no botão Validar e salvar, como mostra a figura abaixo.

    Configuração de Conta


  3. Após a validação, surgirá um erro afirmando que o certificado é inválido ou não confiável. Clique no botão Aceitar certificado não confiável.

    Aceitar certificado inválido no Zimbra Desktop


  4. Finalize a configuração de conta de e-mail clicando no botão Iniciar Desktop.

    Finalização de configuração de conta de e-mail no Zimbra Desktop


  5. Por padrão, o idioma do Zimbra Desktop é o inglês. Para alterar o idioma para português do Brasil, clique na aba Preferências e, no campo Language, localizado na sessão Login options, selecione português do Brasil, como ilustra a figura abaixo.

    Configuração de idioma no Zimbra Desktop




Conclusão

Esse tutorial foi feito se baseando no manual on-line, disponibilizado pelo link: https://mail.ufg.br/help/pt_BR/advanced/zimbra_user_help.htm, ou através do webmail, clicando no nome do usuário e após no “Ajuda do produto”.

Manual de ajuda webmail