Tutorial de uso do Twinkle (VoIP)

Por Danillo Tomaz Parreira. Em 12/09/13 09:26. Atualizada em 21/08/14 11:46.

Sumário

Introdução

Detalhes Técnicos

Instalação

Instalação no ambiente gráfico KDE (Kubuntu 12.04).

Instalação no ambiente gráfico Unity (Ubuntu 12.04).

Usando o Twinkle

Conclusão

Introdução


Twinkle é um softphone, usado para comunicações e mensagens usando o protocolo SIP. Pode ser utilizado diretamente como telefone IP ou em uma rede usando um proxy SIP para rotear suas chamadas e mensagens.

Detalhes Técnicos

SIP: significa em inglês Session Initiation Protocol (Protocolo de Inicialização de Sessão), é um protocolo de sinalização de telefonia IP usado para estabelecer, modificar e finalizar chamadas telefônicas VoIP. O SIP descreve a comunicação necessária para estabelecer uma ligação telefônica. Softphone: é um aplicativo multimídia, oferecido por operadoras VoIP, que trabalha associado com a tecnologia VoIP/telefone IP dando a você a possibilidade de fazer chamadas diretamente do seu PC ou laptop.

VoiP: abreviação de “voz sobre IP” que é quando passamos a conversar utilizando a internet ou qualquer outra rede de computadores baseado no Protocolo de Internet que vem do termo inglês Internet Protocol que dá origem a sigla IP. Diferente do telefone convencional, na ligação através da tecnologia Voip existe uma redução de custo pois passa a se usar uma única rede para carregar dados (internet) e voz. Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP, que no geral são inferiores ao custo das ligações tradicionais.

Proxy: é o termo utilizado para definir os intermediários entre o usuário e seu servidor. E por isso desempenha a função de conexão do computador (local) à rede externa (Internet). Como os endereços locais do computador não são válidos para acessos externos, cabe ao proxy enviar a solicitação do endereço local para o servidor, traduzindo e repassando-a para o seu computador.

Roteador: Roteador (do inglês router, ou encaminhador) é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si.

Instalação

Instalação no ambiente gráfico KDE (Kubuntu 12.04).


1. Clique no “Lançador de aplicativos Kickoff” (no canto inferior esquerdo), vá em “computador” e após clique em “Central de aplicativos do Muon”;
twinkle01
2. Ao abrir o aplicativo, vá na caixa de pesquisa (no canto superior direito) e digite “Twinkle”, o gerenciador de pacotes irá mostrar o aplicativo em si, clique em “Instalar”, para instalar o aplicativo. Também consta uma breve informação sobre o aplicativo, basta clicar em “Mais informações”.
twinkle02
3. Ao clicar em instalar, o gerenciador de pacotes irá solicitar a senha do usuário administrador.
twinkle03
4. Após a instalação, pode-se clicar em “Iniciar” para abrir o aplicativo;
twinkle04

Instalação no ambiente gráfico Unity (Ubuntu 12.04).

1. Para fazer a instalação no Ubuntu, clica no botão “painel inicial” e digite na caixa de pesquisa: “central de programas” e abre o aplicativo.
twinkle05
2. Quando abrir o “Central de Programas”, digite na barra de pesquisa “Twinkle” e logo após clique em instalar e digite a senha do usuário administrador.
twinkle06 twinkle07
3. Após a instalação clique novamente no “painel inicial” e digite “Twinkle”, para abrir o aplicativo.
  twinkle08

Usando o Twinkle


1. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, é necessário realizar a configuração do mesmo;
twinkle09
2. Informe o nome do perfil (o perfil será o nome de exibição da conta);
twinkle10
3. Nesse formulário, informe as informações.
twinkle11
4. Após informar os dados, irá apresentar uma caixa de dialogo informando que essas configurações poderá ser alterada em outro momento.
twinkle12
5. Menu de configurações do Twinkle.
twinkle14
6. Ao abrir o Twinkle, o mesmo irá solicitar o usuário e senha do VoiP.
7. Após fazer o login, o Twinkle irá mostrar os detalhes do VoiP, como: "registration succeeded", ou seja, a conexão foi realizada com sucesso.
twinkle15
8. O Twinkle faz a gravação de log, ou seja, ao fazer ou receber uma ligação é feita uma gravação dos detalhes da mesma, para ver, basta ir ao “Menu > View > Call history... F9”.
twinkle16
9. O Twinkle possui um catalogo de endereço, com isso pode realizar a busca/cadastro de usuários.
twinkle17
10. Para usuários do KDE, ao ser aberto o Twinkle fica na barra de “Gerenciador de Tarefas”, assim facilitando o acesso.
twinkle19
11. Para usuários do Ubuntu, ao fechar o Twinkle o mesmo "sumirá" do painel de tarefas, mas é possível deixá-lo fixo, basta ir com o ponteiro do mouse em cima do aplicativo e clicar com o botão direito do mouse e marcar a opção: "bloquear no lançador".
twinkle20

Conclusão


O Twinkle é um softphone bem robusto, de fácil instalação e uso. A instalação é automatizada no Linux, porém é possível baixar em outros pacotes. No site do Twinkle (http://mfnboer.home.xs4all.nl/twinkle/) possui muitas informações, como os recursos disponíveis, pacotes de instalação, “screen-shots”, FAQ (perguntas e respostas mais comuns), entre outras.

Categorias: Treinamento