Colaboradores da SeTI e Corcomp participaram do WTICIFES em Cuiabá (MT)

SeTI e CERCOMP são premiados em workshop de Tecnologia da Informação

Por Rodineli Mendes . En 12/06/19 10:35 . Actualizado en 12/06/19 10:44 .

Colaboradores apresentaram artigos resultantes de projetos realizados na UFG

Uma equipe de gestores, servidores e colaboradores da Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI) e do Centro de Recursos Computacionais (CERCOMP) participou, com apresentação de trabalhos, da 13ª edição do Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação da Instituições Federais de Ensino do Brasil (WTICIFES), entre os dias 4 e 6 de junho. Um dos trabalhos apresentados pela equipe da UFG foi premiado e o diretor do CERCOMP, Igor Rodrigues Vieira, recebeu uma homenagem do Comitê Científico do evento por sua dedicação e qualidade na avaliação dos artigos, enquanto membro do corpo de revisores.

 

Colaboradores da SeTI e Corcomp participaram do WTICIFES em Cuiabá (MT)Colaboradores da SeTI e Corcomp participaram do WTICIFES em Cuiabá (MT)

 

O 13º WTICIFES teve como tema “As IFES e o desafio da integração entre sistemas, processos e órgãos públicos”. O evento foi realizado em Cuiabá (MT). Os gestores de Tecnologia da Informação da UFG, professor Leandro Luis Galdino de Oliveira (Secretário de Tecnologia e Informação), Igor Rodrigues Vieira (Diretor do CERCOMP), Paulo Henrique Silva Azevedo (Coordenador do CERCOMP - Regional Catalão/UFCat) e Daniel Silva Carvalho (Coordenador do CERCOMP - Regional Jataí/UFJ) também participaram, na manhã do primeiro dia, do Workshop Gestão de Mudanças: os desafios da liderança transformadora.

A equipe técnica do CERCOMP teve quatro artigos aprovados para apresentação oral no evento. Os trabalhos correspondem a projetos desenvolvidos no âmbito da instituição: “Analisa UFG – Plataforma de Análise de Dados da UFG”, “PoC RNP/UFG: Implantação do G Suite por meio da adesão ao serviço da Plataforma Nasnuvens/RNP”, “Portal de Dados Abertos UFG” e “Portal de Integração UFG – APIs de serviços para integração de dados e sistemas”. Os artigos foram apresentados nas sessões técnicas pelos servidores Bruno Nunes Machado, Jean Teixeira Lima e Rogério Rodrigues Carvalho. Ao todo, foram apresentados 40 artigos na modalidade oral, aprovados entre os 83 trabalhos submetidos, relacionados a projetos e experiências das IFES.

Alguns dos trabalhos apresentados receberam reconhecimento na sessão de encerramento do evento. O artigo “Analisa UFG – Plataforma de Análise de Dados da UFG” foi premiado entre os melhores artigos, ocupando a terceira posição. Para Leandro Oliveira, o evento foi excelente e cumpriu plenamente seus objetivos. “Estou satisfeito e feliz com o resultado da participação da UFG no WTICIFES, pela primeira vez tivemos quatro trabalhos aprovados e um deles foi reconhecido entre os melhores artigos do evento”, ressaltou o secretário.

Outro aspecto importante destacado por ele foi a possibilidade de conhecimento de novas tecnologias e processos, networking com gestores e fornecedores/patrocinadores e troca de experiências sobre trabalhos realizados com outras universidades federais. “Estou muito feliz por ter participado e pela oportunidade de conhecer e trocar experiências com outras instituições de ensino superior”, afirmou Rogério Carvalho, que apresentou o artigo sobre o projeto Analisa UFG. “Foi uma felicidade e uma honra ser reconhecido e premiado como o 3° melhor artigo”, complementou o servidor.

Os trabalhos apresentados pelo CERCOMP/SeTI

Analisa UFG – Plataforma de Análise de Dados da UFG: projeto desenvolvido conjuntamente pela SeTI, CERCOMP e Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (SECPLAN), contou ainda com a colaboração das respectivas pró-reitorias. A Plataforma tem por objetivo agregar e tratar dados, disponibilizar painéis com indicadores quantitativos e gerenciais, além de relatórios dinâmicos para atender as particularidades e necessidades de dados das áreas finalísticas da UFG. A Plataforma está disponível no endereço analisa.dados.ufg.br e o projeto encontra-se atualmente em processo de validação dos dados junto às pró-reitorias.

PoC RNP/UFG – Implantação do G Suite por meio da adesão ao serviço da Plataforma Nasnuvens/RNP: prova de conceito (PoC) desenvolvida entre a UFG e RNP, com apoio da empresa Grupo Binário, para a implantação do G Suite For Education na UFG, incluindo o serviço de e-mail (Gmail), por meio da adesão ao serviços da Plataforma Nasnuvens. Os serviços estão disponíveis no endereço gsuite.ufg.br.

Portal de Dados Abertos UFG: trata-se de um dos produtos do Projeto de Desenvolvimento Institucional, coordenado pelo CERCOMP (Projeto Integra), com o objetivo viabilizar a disponibilização de dados dos sistemas institucionais da UFG, em um formato aberto e processável por máquina, visando fomentar a transparência ativa e atender a legislação vigente. O projeto encontra-se disponível no endereço dados.ufg.br e, neste momento, está em processo de classificação dos dados para disponibilização, conforme definido no Plano de Dados Abertos (PDA) da UFG.

Portal de Integração UFG – APIs de serviços para integração de dados e sistemas: também corresponde a um dos produtos do Projeto de Desenvolvimento Institucional, coordenado pelo CERCOMP (UFG Aberta ), com o objetivo de promover o acesso facilitado e integração às bases de dados dos sistemas institucionais da UFG, sem que o usuário (desenvolvedor/empreendedor) possua acesso ou cópia da base de dados, necessitando apenas realizar uma requisição ao Portal de Integração UFG para extrair os dados de interesse. O projeto encontra-se disponível no endereço api.ufg.br e, atualmente, está em processo de homologação, com previsão de disponibilização em julho de 2019.

Sobre o 13º WTICIFES

O evento, promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação - CGTIC/Andifes, foi organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e contou com a presença de um público recorde de aproximadamente 300 participantes entre gestores, equipe técnica de TI, patrocinadores e expositores. Paralelo ao evento, também aconteceu a 4ª edição do Encontro dos Escritórios de Processos (EEP 2019). A partir da similaridade dos problemas e desafios de gestão, o WTICIFES busca incentivar a troca de experiências, soluções e boas práticas, com objetivo de efetivar a TIC como instrumento de inovação e transformação digital nas Universidades Federais. A próxima edição do WTICIFES, em 2020, será organizada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vai ocorrer na cidade de João Pessoa/PB.

Fuente: Site da UFG

Categorías: notícias