Gsuite

SeTI anuncia novo serviço para facilitar rotinas na UFG

By Leonardo Rodrigues. On 02/04/19 17:00 .

A partir do dia 11 de fevereiro a comunidade acadêmica poderá contar com uma variedade de ferramentas do G Suite

Texto: Caroline Pires

A partir do dia 11 de fevereiro o serviço de e-mail da UFG irá utilizar o G Suite for Education, da Google. O serviço gratuito irá oferecer, de forma ilimitada, diversas ferramentas para facilitar o dia-a-dia de toda a comunidade acadêmica. A implantação do G Suite na UFG está sendo viabilizada por meio de um projeto piloto com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) utilizando sua nova plataforma de serviços: NasNuvens. A UFG será a primeira instituição de ensino do Brasil a utilizar os serviços da Google por meio do NasNuvens.

Nesta primeira etapa, servidores docentes e técnico-administrativos poderão acessar a plataforma (por meio do endereço eletrônico http://email.ufg.br) e utilizar todos serviços disponíveis. Já os estudantes da UFG poderão ter acesso ao G Suite a partir do dia 20 de fevereiro, para isso, deverão solicitar a criação do e-mail institucional, por meio do Portal UFGNet. Para os estudantes que ainda não possuem o login único é necessário criá-lo e, após, solicitar a criação do e-mail institucional.

O secretário de Tecnologia da Informação da UFG, Leandro Oliveira, explica que as caixas de entradas dos usuários serão gradativamente migradas para o G Suite, das mensagens recentes para as antigas. “O G Suite já é utilizado por outras instituições de ensino e será um avanço para a UFG, facilitando a organização, comunicação e armazenamento de informações”, uma vez que, as contas institucionais no G Suite for Education oferecem armazenamento ilimitado, reforçou.

Facilidades

Além de oferecer armazenamento de e-mail ilimitado, o G Suite da UFG irá disponibilizar, entre outras facilidades, o Google Meet, que permite a realização de webconferências, e o Google Sala de aula, serviço em que estudantes e professores poderão se conectar, comunicar e distribuir tarefas.

Estarão disponíveis ainda o Google Formulários, muito utilizado para realização de pesquisas quantitativas, o Google Agenda para marcar reuniões e o Google Drive para armazenamento de arquivos. A expectativa é que as ferramentas facilitem o dia-a-dia de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação da UFG.

O que é G Suite?

Trata-se de um serviço que oferece de forma gratuita produtos Google de forma personalizada para instituições, otimizando rotinas e integrando usuários com armazenamento ilimitado e ferramentas de comunicação. A plataforma oferece uma série de recursos para facilitar a realização das mais variadas tarefas no meio digital, reunindo arquivos em um mesmo local e dispensando a transferência entre dispositivos. Também está disponível aplicativos para os diversos dispositivos móveis.

Source: Secom/UFG

Categories: Notícias