Novo portal

UFG lança novos portais e sistema de análise de dados

By Leonardo Rodrigues. On 12/17/18 09:59 .

Novo Portal UFG, Portal Jornal UFG e sistema Analisa UFG foram lançados nesta quinta-feira

Acompanhando as evoluções das novas tecnologias, a Universidade Federal de Goiás (UFG) lançou, na tarde desta quinta-feira (13), três novos produtos digitais: o novo Portal UFG, o Portal Jornal UFG, e o sistema Analisa UFG. O ponto alto da cerimônia de lançamento foi a mudança na capa do Portal UFG, que ocorreu com o clique de um botão acionado pelo reitor Edward Madureira Brasil.

Mudança para o novo Portal UFG 2018 Acionamento
Reitor Edward Madureira Brasil realizou a mudança para o Portal UFG

 

Novo Portal UFG

O Portal UFG migrou para uma plataforma digital mais robusta, mais interativa, com modernos recursos de navegabilidade e um design inovador. Além das notícias, eventos e informações institucionais, o novo Portal UFG traz várias funcionalidades, como o acesso à programação ao vivo da Rádio Universitária e da TV UFG.

As informações sobre ensino, pesquisa, extensão e serviços estão mais visíveis, na barra superior do Portal. Quem já é estudante pode encontrar uma série de serviços no campo “Já sou UFG”. A comunidade externa que deseja ingressar na Universidade seja na graduação, pós-graduação ou serviço público, vai encontrar todas as informações necessárias no campo “Quero ser UFG”.  Também para facilitar o diálogo com a comunidade externa, foi criado o campo “Serviços”.

De acordo com o secretário de Tecnologia e Informação da UFG, Leandro Luis de Oliveira, o novo Portal foi desenvolvido a partir de uma pesquisa que verificou o que os usuários mais procuram no site da Universidade. “Procuramos fazer uma pesquisa com a comunidade acadêmica e os registros de acesso sobre as páginas mais acessadas. Esses foram os requisitos nos quais nos baseamos. O objetivo é que seja mais fácil para a comunidade buscar as informações que ela mais precisa”, explicou.

Para o reitor Edward, atender às necessidades da comunidade é uma das principais tarefas que a Universidade cumpre atualmente. “Se o usuário não der palpite não serve. Precisamos do olhar do usuário em qualquer atividade da nossa gestão. O usuário é quem manda”, destacou.

O Novo Portal UFG foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Comunicação, a Secretaria de Tecnologia e Informação e o Centro de Recursos Computacionais da UFG, além da contribuição de outros órgãos e unidades acadêmicas.  “Essa integração é a tônica da nossa gestão. Porque nós somos a UFG. A gente divide as tarefas para facilitar, não para separar, e conseguirmos avançar”, explicou Edward.

Portal Jornal UFG

Publicado pela primeira vez em 2006, o Jornal UFG passou por algumas transformações ao longo do tempo. A maior delas ocorreu nesta quinta-feira (13/12), quando a publicação assumiu um formato digital com o lançamento do Portal Jornal UFG. A cerimônia de lançamento contou com a presença de pessoas que fizeram parte da construção do Jornal UFG, como o professor Magno Medeiros, atual secretário de comunicação da UFG, e a professora Silvana Coleta, atual diretora da Fundação RTVE. “O Jornal UFG se consolida como importante veículo de divulgação científica.”, destacou o professor Magno.

Lançamento portal Jornal UFG 2018
Edição número 100 do Jornal UFG foi publicada no novo portal

 

A passagem do impresso para o meio digital ocorreu em um momento marcante, com o lançamento da edição número 100 do Jornal. O título da matéria especial desta edição não poderia ser outro: Jornal UFG e a consolidação do jornalismo científico. O texto escrito por Kharen Stecca e Michele Martins traz um histórico do periódico, fazendo uso de todas as possibilidades que a nova plataforma oferece.

“Agora, trabalhamos com vídeo, podcast, efeitos visuais, etc. Tudo isso nos ajuda a contar, de maneira multimídia, a história do Jornal UFG”, explicou o professor Magno, chamando a atenção para outra inovação: “A editoria de Opinião também é uma novidade. Agora, a comunidade acadêmica tem a possibilidade de publicar artigos e, inclusive os colunistas podem enviar vídeos ou podcasts, e não apenas textos”. O desenvolvimento do portal Jornal UFG contou com a parceira entre Secom, SeTI, Cercomp, Rádio Universitária e TV UFG/Fundação RTVE.

Analisa UFG

O sistema Analisa UFG foi apresentado pelo diretor do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp/UFG), Igor Rodrigues Vieira. A plataforma disponibiliza dados públicos da Universidade, possibilitando o diagnóstico, a análise e a avaliação institucionais (graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, servidores e indicadores de gestão). “A gente quer transparência e possibilidade de as pessoas acessarem a enorme quantidade de informações que construímos todos os dias na universidade”, destacou o reitor Edward Madureira.

De acordo com o diretor do Cercomp, Igor Rodrigues, a plataforma foi construída com o uso de softwares livres, o que evitou gastos com licenciamento. “Foi um desafio trabalhar apenas com softwares livres. O projeto está sendo desenvolvido há seis meses, e eu quero destacar o comprometimento da equipe para entregar essa etapa do trabalho, que ainda não foi finalizado”. Igor destacou ainda que o sistema Analisa UFG foi criado a partir da necessidade de instituir uma cultura de análise de dados na Universidade, em todos os níveis da gestão. “Tudo isso é resultado da maturidade institucional da Universidade”, afirmou.

Lançamento Sistema Analisa UFG
Diretor do Cercomp, Igor Rodrigues, falou sobre as possibilidades oferecidas pelo sistema Analisa UFG

 

O sistema estará disponível para diversos usuários, não apenas para integrantes da gestão. As funcionalidades permitem analisar a evolução dos dados, com indicadores sobre graduação, pós-graduação, pesquisa e gestão na UFG. Além da SeTI e do Cercomp, o projeto conta com a parceria da Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG (SecPlan).

Source: Site UFG

Categories: Notícias